SEO para blogs de culinária: O que o senhor precisa saber

Uncategorized

Muitos blogueiros de bem-estar podem incorporar conteúdo de alimentos saudáveis em seus sites ou podem optar por se concentrar exclusivamente em um blog de receitas saudáveis. De qualquer forma, entender os conceitos básicos de SEO para blogs de culinária ajudará o senhor a obter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa do Google e a obter mais tráfego. Reuni algumas das melhores dicas de SEO que aprendi em muitos anos de blog e que, espero, ajudem o senhor a obter mais tráfego de pesquisa orgânica!

Mas espere – o que é SEO para blogueiros de culinária?

Mas deixe-me voltar um pouco, caso o senhor esteja se sentindo perdido. O que exatamente é SEO? SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca) e é um método de otimizar as publicações e o conteúdo do seu blog para que ele tenha uma classificação mais alta no Google (e em outros mecanismos de busca).

Por exemplo, digamos que o senhor esteja cozinhando em casa e precise de uma receita de “brownies saudáveis de abacate”. O senhor digitaria isso no Google, e o Google lhe daria uma lista de resultados de pesquisa. Esses resultados são classificados de acordo com a opinião do Google de que cada um deles representa melhor a consulta – portanto, o resultado nº 1 é aquele que o Google considera que melhor atenderá à sua necessidade de “brownies de abacate saudáveis”.

Por outro lado, quando o senhor está escrevendo uma postagem de receita, há certas coisas que pode fazer para garantir que sua postagem tenha a melhor chance de obter uma classificação elevada nesses resultados. A classificação é parcialmente influenciada pelo que o senhor faz “na página” (coisas que coloca em sua postagem) e parcialmente influenciada pelo que acontece “fora da página” (pessoas que fazem links para sua postagem; compartilham sua postagem; etc.).

Hoje, vamos abordar o que o senhor pode fazer para SEO na página para blogs de culinária usando 4 estratégias principais:

  1. Use o Yoast SEO para ajudá-lo a otimizar uma postagem.
  2. Escolha as palavras-chave certas (faça uma pesquisa de palavras-chave).
  3. Use um plug-in de receitas.
  4. Crie cartões de receita totalmente aprimorados com esse plug-in.

Vamos analisar essas dicas de SEO para blogs de culinária:

Divulgação: Alguns dos links abaixo são links de afiliados. Isso significa que recebo uma pequena comissão se o senhor optar por comprar o produto. Isso não altera de forma alguma sua experiência de usuário.

1. Use o Yoast SEO para ajudá-lo a otimizar uma postagem.

Yoast SEO é um plugin valioso disponível para sites auto-hospedados do WordPress. Basicamente, ele examina sua postagem quando o usuário a redige no WordPress e passa por uma lista de verificação de critérios de SEO.

Depois de instalado, o senhor verá a ferramenta abaixo da área onde redige o post do blog. O senhor poderá inserir uma palavra-chave de foco para o seu post. Esse é o termo principal para o qual o senhor está tentando otimizar a postagem. Normalmente, é o nome da receita – nesse caso, foi uma postagem que fiz sobre “mordidas energéticas de limão”. Em seguida, o senhor terá uma lista de verificação do tipo semáforo como esta:

Exemplo do plugin Yoast SEO no WordPress como ferramenta de SEOExemplo do Yoast SEO Plugin no WordPress como ferramenta de SEO

Por exemplo, o senhor pode ver que ele abrange conceitos que afetam o SEO para blogs de culinária, como:

  • Densidade de palavras-chave – Observe que, em geral, essa é a única área do Yoast que recomendo que o senhor considere com cautela. Embora o senhor queira usar a palavra-chave algumas vezes ao longo do post, também não deve enfiá-la ali de forma não natural. Em vez disso, inclua outras variações de palavras-chave e escreva com o leitor em mente. Em receitas, a frequência da palavra-chave será naturalmente um pouco maior no Yoast porque ele contará a frase no cartão e na descrição da receita, bem como no restante da postagem.
  • Comprimento da palavra – O senhor não quer que seu post seja muito curto, ou ele pode não atender às necessidades do leitor.
  • Descrição meta – O senhor pode inserir uma meta descrição específica. A ideia por trás disso é que o senhor insira o que o Google usará como snippet nos resultados de pesquisa. Observe que o Google nem sempre usa essa descrição; às vezes, ele usa aleatoriamente o primeiro parágrafo da sua postagem. Mas ainda assim é importante que o senhor preencha essa descrição.

E, é claro, há muitos fatores adicionais que o Google também examina. Se o senhor observar muitos problemas de “luz vermelha”, poderá trabalhar para resolvê-los em sua postagem.

Se o senhor não usa o WordPress, infelizmente está sem sorte com essa dica – mas saiba que isso não é uma necessidade; é apenas uma lista de verificação integrada. O Yoast não torna seu SEO excelente; ele ajuda a analisar se o senhor já está tomando as medidas certas em seu post.

Uma observação importante a ter em mente é que inserir uma “palavra-chave de foco” no Yoast não significa que a) o senhor será classificado para essa palavra-chave ou b) que ela é uma boa palavra-chave. É aqui que a próxima dica de SEO é útil.

2. Escolha as palavras-chave certas (faça uma pesquisa de palavras-chave!).

Essa é a dica número um que eu gostaria de ter conhecido sobre SEO quando comecei a blogar. Ela se aplica a todos os blogueiros, mas os blogueiros de culinária, em particular, tendem a ter muita dificuldade com isso por causa da criatividade extra ao nomear receitas e publicações.

Aqui estão as duas principais coisas que o senhor deve saber sobre a escolha de palavras-chave para ajudar no SEO:

1. Escolha palavras-chave para suas receitas/posts que as pessoas estejam realmente pesquisando.

Caso contrário, não importa o quanto a receita seja incrível, porque as chances de alguém encontrá-la são mínimas.

Agora, se o senhor tiver um grande número de seguidores em redes sociais como o Facebook, talvez consiga obter uma quantidade razoável de tráfego para uma publicação, mesmo com palavras-chave ruins. Mas para obter tráfego de pesquisa orgânica, é necessário incluir boas palavras-chave que as pessoas estejam usando para pesquisar coisas.

Para dar um exemplo, vamos voltar àqueles biscoitos energéticos de limão acima – se eu criasse essa receita, mas a chamasse de “Chrissy’s Awesomesauce Balls” (isso está tomando um rumo estranho, haha) – ninguém vai encontrar isso quando estiver procurando por biscoitos energéticos.

2. Escolha palavras-chave de cauda longa que ainda não tenham um zilhão de resultados surpreendentes.

Não importa o quanto o seu blog de culinária seja incrível, é muito improvável que o senhor consiga se classificar para “biscoitos de aveia” ou “hambúrgueres”. Já existem muitos resultados excelentes de publicações ou marcas de grande nome.

Em vez disso, o senhor quer palavras-chave de cauda longa. Isso significa apenas que o senhor deseja frases mais longas e específicas. Por exemplo, em vez de “biscoitos de aveia”, o senhor pode tentar algo como “biscoitos veganos de aveia e passas”.

Como o senhor encontra palavras-chave que as pessoas estão pesquisando?

Use uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave. Isso é um divisor de águas quando se trata de SEO para blogs de culinária.

Há vários tipos diferentes de ferramentas disponíveis no mercado. Eu, pessoalmente, uso e recomendo muito KeySearch – é uma opção econômica para novos blogueiros que tem exatamente o tipo de funcionalidade de pesquisa de palavras-chave de que o senhor precisa.

Veja como funciona – quando o senhor estiver no KeySearch, o senhor digita a palavra-chave que está pensando em usar para sua receita/post. Por exemplo, digamos que o senhor esteja desenvolvendo uma receita de sorvete cetônico. O senhor digita essa receita no explorador de palavras-chave do KeySearch e obtém uma tela semelhante a esta:

Captura de tela dos resultados do Keysearch para SEO de blogs de culináriaCaptura de tela dos resultados do Keysearch para SEO para blogs sobre alimentação

Vamos examinar cada lado dessa tela por um segundo e dividi-la – aqui está o lado esquerdo um pouco ampliado:

Resultados da pesquisa no KeySearchResultados da pesquisa no KeySearch

O lado esquerdo da tela apresenta uma análise abrangente dessa palavra-chave. Na parte superior, o senhor pode ver a “pontuação de concorrência” que circulei em vermelho – uma estimativa de quão difícil seria classificar esse termo. Nesse caso, parece uma pontuação de 43 e é considerada concorrência “moderada”.

O senhor também verá as 10 principais publicações para esse termo, indicadas pela seta vermelha no lado esquerdo. Isso inclui um detalhamento de itens como autoridade de página e autoridade de domínio para cada um. Embora haja controvérsias sobre se esses fatores são realmente usados para determinar a classificação no Google – muitos profissionais de SEO dizem que isso não importa -, acho que, no geral, isso fornece uma boa visão geral de como seria difícil superar os 10 principais resultados.

E aqui está o lado direito ampliado um pouco:

Palavras-chave relacionadas ao KeySearchPalavras-chave relacionadas ao KeySearch

Nesse lado da tela, o senhor verá uma lista de outras palavras-chave relacionadas ao termo que digitou. É aqui que o senhor pode realmente tirar a sorte grande.

Examine esses termos e veja se algum outro se destaca para o senhor como sendo compatível com sua ideia de receita. Em seguida, verifique a dificuldade desses termos clicando no botão “check” (verificar), indicado pela seta vermelha. Tente encontrar palavras-chave com dificuldades mais baixas, que estarão nas cores verde (fácil-moderado; numeradas de 30 a 39) e verde-claro (fácil, numeradas de 20 a 29).

O senhor também pode filtrar a lista de palavras-chave relacionadas por frase, volume e muito mais. Neste exemplo, talvez o senhor queira filtrar por palavras-chave que devem conter “sorvete” e que tenham um volume de 200 ou mais pesquisas. Clique na caixa de filtro (circulada em vermelho acima) e insira “ice cream” na caixa de palavra-chave e um volume mínimo de 200.

Captura de tela da capacidade de filtro do KeySearchCaptura de tela do KeySearch Filter Ability

O senhor verá que ele apresenta uma lista de palavras-chave que atendem a esse critério e, em seguida, pode verificar a dificuldade delas. Nesse caso, eu poderia escolher algo como “no churn keto ice cream”.

Captura de tela dos resultados do KeySearch para sorveteCaptura de tela dos resultados da KeySearch para sorvete

Existe um volume mínimo a ser usado para SEO?

Há um debate no mundo do SEO sobre o volume mínimo a ser buscado ao selecionar uma palavra-chave primária. Já ouvi pessoas dizerem que não se deve fazer menos do que 2.000 buscas, mas eu tendo a seguir outra linha de pensamento sobre isso. No início, pode ser que o senhor tenha um pouco de tração se começar com algumas das consultas de pesquisa de menor volume (200-1000 por mês) que têm concorrência mínima e se classificam nos primeiros resultados do Google. Depois, à medida que sua página crescer, o senhor poderá buscar os resultados de maior volume e mais competitivos.

Outra coisa que o senhor deve ter em mente é que um post pode ser classificado para vários termos de pesquisa. Esse “sorvete cetônico sem batedeira” também pode ser classificado como “sorvete de dieta cetônica” e “sorvete cetônico fácil” se o senhor incluir esses termos na própria postagem. Por exemplo, tenho uma postagem sobre uma determinada receita que gera de 600 a 800 acessos por mês, apesar de a palavra-chave alvo que usei ter apenas 110 buscas por mês. Isso ocorre porque ela também é classificada para várias palavras-chave semelhantes.

O senhor deseja usar essa ferramenta? O senhor pode se inscrever no KeySearch em apenas alguns minutos.

Sei que, quando comecei a blogar, hesitava em gastar dinheiro com qualquer coisa antes de estar ganhando dinheiro. Mas essa é a única coisa em que eu gostaria de ter investido naquela época, pois não estaria agora analisando 200 posts antigos dos meus primeiros anos tentando encontrar palavras-chave adequadas e atualizar o conteúdo!

O KeySearch custa apenas US$ 17 por mêso que é uma pechincha. E se o senhor usar meu link para participar, o senhorO senhor também pode usar o código KSDISC para ganhar 20% de desconto em sua assinatura mensal!

3. Use um plugin de receitas.

Quando comecei meu blog de fitness e alimentação, não usei um plug-in de receitas porque parecia muito trabalhoso. Por que eu usaria isso quando poderia simplesmente digitar rapidamente a receita na postagem?

Mal sabia eu que o Google gosta de ler o que eles chamam de “dados estruturados” para receitas – e isso é obtido em sua postagem usando um plug-in de receita. Fazer isso corretamente é essencial quando se trata de SEO para blogueiros de culinária, pois ajuda sua receita a ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa.

Ele também permitirá que o snippet (o pequeno parágrafo que o senhor vê nos resultados de pesquisa) exiba itens como foto, avaliações e calorias. O senhor pode ver isso no exemplo abaixo, quando pesquisei “vegetable frittata” no Google:

Captura de tela dos resultados da pesquisa Vegetable FrittataCaptura de tela dos resultados da pesquisa Vegetable Frittata (Fritada de legumes)

Se o senhor estiver familiarizado com codificação, poderá codificar diretamente os dados estruturados em sua postagem. Como imagino que a maioria de nós não sabe fazer isso – inclusive eu! – o senhor deverá usar um plug-in de receita. Existem dois que, na minha opinião, são as melhores opções para a maioria dos blogueiros de alimentos saudáveis:

Esses dois plug-ins são de empresas de boa reputação e são atualizados com muita frequência, de acordo com as alterações que o Google faz no que recomenda. O que me leva à próxima dica…

4. Crie receitas totalmente “aprimoradas”.

Um cartão de receita totalmente aprimorado é aquele que inclui todos os dados recomendados pelo Google. A inclusão de todos esses componentes ajudará a sua receita a ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa, pois o Google a considera mais provável de atender às necessidades do usuário.

Embora isso inclua os elementos essenciais óbvios, como o nome da receita, os ingredientes e as instruções, também inclui alguns aspectos menos intuitivos. Aqui estão algumas das seções que devem ser preenchidas no seu plug-in de cartão de receita:

  • Nome do autor – O seu nome ou o nome do seu site, dependendo de como o senhor planeja criar a marca.
  • Tempo de preparo e cozimento – Quanto tempo leva para prepará-lo?
  • Culinária – É americana, mexicana, francesa, etc.?
  • Informações nutricionais – Atualmente, apenas as calorias são especificadas. Isso pode mudar no futuro.
  • Classificação agregada – O Google gosta de ver que outras pessoas avaliaram suas receitas. Os plug-ins de receita acima oferecem essa opção quando as pessoas fazem um comentário – incentive-as a deixar uma classificação em sua postagem!

Em maio de 2018, o Google também adicionou duas novas partes recomendadas importantes:

  • Palavra-chave – Uma ou duas frases de palavras-chave que descrevam o que alguém diria se estivesse pesquisando por voz a sua receita (seja específico – não diga apenas algo como “sobremesa” ou “hambúrguer”; pense na pesquisa de palavras-chave que você fez para a postagem).
  • Vídeo – Um vídeo que mostra a receita sendo preparada.

A maior surpresa da atualização de maio de 2018 foi a inclusão de vídeos. A criação de vídeos de receitas pode levar um bom tempo e pode parecer intimidador ter de carregá-los em cada cartão de receita. No entanto, lembre-se de que não é absolutamente necessário que o senhor faça isso. O senhor certamente pode publicar uma receita sem um vídeo.

No entanto, o Google está basicamente nos dizendo que, para ter mais chances de obter uma classificação elevada nos resultados de pesquisa, o senhor deve incluir todos os componentes recomendados. Portanto, do ponto de vista de SEO para blogs de culinária, é do seu interesse adicionar todos esses componentes, se for possível.

Dica rápida: o senhor pode verificar se está faltando algum dos componentes recomendados nos dados estruturados da receita inserindo um URL no campo Structured Data Tool (Ferramenta de dados estruturados).

Uma palavra final sobre SEO para blogs de culinária…

Sei que isso parece MUITA informação de uma só vez. Como em todas as partes do blog, será impossível ser “perfeito” em todos os aspectos do SEO. Os algoritmos de pesquisa do Google mudarão, os dados necessários em um cartão de receita serão atualizados (como vimos em maio de 2018) e, de repente, as postagens podem precisar de uma pequena atualização. Não tem problema! Basta colocar em prática o maior número possível de aspectos e o senhor começará a ver seu tráfego orgânico crescer!

Compartilhe comigo: Que outras perguntas o senhor tem sobre SEO para blogs de culinária? Para os blogueiros mais experientes que estão lendo este artigo, o senhor deixou passar alguma dica importante de SEO?

Compartilhar é cuidar!

Scroll to top