Por que o tráfego da sua pesquisa orgânica está caindo – e como corrigi-lo!

Uncategorized

Quando o tráfego da sua pesquisa orgânica começa a diminuir no Google Analytics, pode ser difícil descobrir o que está acontecendo. Talvez o senhor se pergunte se foi atingido por uma atualização do algoritmo do Google ou se as pessoas simplesmente não estão tão interessadas no seu tópico. Saiba como descobrir o que está acontecendo com seu site e como começar a se recuperar quando o tráfego orgânico cair.

Divulgação: Esta publicação contém links de afiliados; como afiliado, recebo uma comissão sobre compras qualificadas.

Razões para quedas de tráfego fora de seu controle

Primeiramente, vamos conversar sobre o que pode fazer com que seu tráfego de busca orgânica caia. Existem alguns motivos naturais que podem não ter nada a ver com a qualidade do conteúdo do seu site ou com o perfil geral do site:

  • Problemas mundiais – Quando o coronavírus chegou este ano, setores como o de viagens sofreram grandes quedas em seu tráfego de pesquisa. Isso não ocorreu porque o conteúdo era ruim, mas simplesmente porque as pessoas não estavam procurando conteúdo sobre viagens em um momento em que todos estavam sendo orientados a ficar em casa.
  • Sazonalidade – O senhor é um blogueiro de alimentos saudáveis? O senhor pode perceber que seu tráfego orgânico diminui em novembro e dezembro (e depois aumenta novamente no Ano Novo). Isso faz sentido, pois muitas pessoas estão menos concentradas em uma alimentação saudável durante as festas de fim de ano. Da mesma forma, se o senhor tiver uma postagem muito popular sobre exercícios com abóbora, faz sentido que ela caia significativamente após o Halloween.
  • Mudança de tendências – As tendências de dieta e saúde mudam com frequência, e aquelas que eram populares há dez anos podem estar diminuindo agora. Por exemplo, quando comecei a escrever meu blog em 2010, a dieta paleo era muito popular. Ela ainda é procurada agora, mas aquele boom inicial de tráfego baseado em tendências já passou há muito tempo.
  • Mudança na intenção de busca – Isso é menos comum, mas, ocasionalmente, uma frase de palavra-chave pode mudar na intenção de pesquisa devido a um evento atual ou à cultura pop – ou o Google simplesmente entende melhor a intenção. Por exemplo, tenho um post antigo sobre onde comprar carne bovina local alimentada com capim que ficou muito bem classificado por um ano e depois despencou. Presumivelmente, isso se deve ao fato de o Google ter entendido melhor que as pessoas que faziam buscas em outros estados estavam procurando lugares reais para comprá-la perto delas, em vez de um artigo geral sobre como fazer isso.

Infelizmente, não é possível fazer com que o tráfego volte a subir magicamente nessas situações para as postagens que caíram. Mas o senhor certamente pode criar conteúdo novo que seja relevante para as necessidades das pessoas durante esses períodos e tendências variáveis.

Quedas no tráfego orgânico que o senhor PODE resolver

Além desses problemas, há dois outros motivos principais para o declínio do tráfego de pesquisa, sendo o segundo o principal:

  • Penalidade manual – Uma penalidade manual é avaliada quando o Google considera que o senhor está fazendo algo suspeito para aumentar o tráfego do seu site, como pagar por links de volta para o seu site ou colocar links pagos no seu site. É possível verificar se o senhor tem uma penalidade manual no Search Console, no menu do lado esquerdo:
captura de tela do console de pesquisa mostrando onde encontrar penalidades manuaiscaptura de tela do console de pesquisa mostrando onde encontrar penalidades manuais
  • Atualização de algoritmo do Google – Embora geralmente só ouçamos falar das principais atualizações de algoritmos do Google (como a atualização médica em 2018), o Google faz toneladas de atualizações menores todos os meses. É provável que essas atualizações menores afetem uma ou duas páginas, enquanto as atualizações maiores podem ter um impacto enorme em várias páginas. Por exemplo, com a atualização médica, muitos blogueiros viram o tráfego de pesquisa cair em 50%.

Dentro dessa categoria de alteração de sua classificação nos algoritmos, há vários motivos pelos quais sua postagem pode ter caído nas classificações:

  • Alguém publicou um conteúdo melhor – Outra pessoa publicou um post melhor e mais abrangente. Considere a extensão do conteúdo, a cobertura de todos os pontos relevantes e a presença de multimídia (como vídeos) no conteúdo.
  • Links perdidos – O senhor perdeu backlinks de uma fonte importante que apontava para essa página.
  • Baixa velocidade do site – Se o senhor adicionou vários plugins recentemente ou se o seu host está com problemas, pode haver quedas significativas na velocidade do site. A velocidade do site não precisa ser perfeita, mas se a página estiver demorando muito para carregar, muitas pessoas voltarão a clicar na lista de resultados de pesquisa antes de terem a chance de visualizar seu conteúdo. Isso faz com que o Google deixe seu conteúdo cair na classificação.
  • Má experiência do usuário – Publicações com experiência de usuário ruim também podem fazer com que as pessoas cliquem de volta sem ver seu conteúdo. Pense naqueles posts em que o usuário chega lá e há um anúncio a cada duas frases, um anúncio de vídeo pop-up e uma caixa de assinatura de e-mail pop-up. No celular, pode ser muito difícil sair de tudo para poder ver o conteúdo em si. Isso não é bom para o usuário.
  • Otimização excessiva – Uma das mudanças que ocorreram nos últimos anos é que os sites tiveram uma queda no tráfego devido ao excesso de otimização, ou seja, ao uso desnecessário da mesma palavra-chave muitas vezes. Há um equilíbrio cuidadoso entre escrever para o Google e escrever para o usuário, e o senhor não quer exagerar na primeira.
  • Alteração de link permanente sem redirecionamentos – Muitos blogueiros começam a usar datas nos URLs e acabam com slugs grandes, longos e confusos. É melhor ter slugs curtos, limpos e diretos, por isso, muitas vezes, eles atualizam a estrutura de permalink para remover as datas. No entanto, se o senhor fizer isso, precisará configurar redirecionamentos de suas postagens anteriores.
  • Várias publicações sobre o mesmo tópico exato – Se o senhor escrever duas postagens sobre o mesmo tópico, o Google pode ter dificuldade em descobrir qual delas classificar. Isso pode fazer com que sua postagem inicial caia nas classificações. Isso não se aplica à mesma categoria, mas à mesma palavra-chave de foco. Por exemplo, postar sobre planejamento de refeições para perda de peso e planejamento de refeições para ganho de peso é adequado para duas postagens. No entanto, o senhor não escreveria várias publicações sobre planejamento de refeições para perda de peso; isso seria melhor em uma publicação abrangente.
  • Muito conteúdo superficial – Se o senhor notar uma queda em várias páginas do seu site, dê um passo atrás e avalie o site como um todo. Há muito conteúdo de baixa qualidade? Pode ser postagens com apenas algumas palavras, postagens de brindes etc. (Nesse caso, o senhor pode não indexá-las ou excluí-las se não estiverem recebendo tráfego e não tiverem backlinks apontando para elas).
Uma blogueira frustrada olhando para seu laptop.Uma blogueira frustrada olhando para seu laptop.

Como descobrir o que está acontecendo

O senhor pode estar lendo isso e pensando: “OK, isso é ótimo. Vejo que meu tráfego caiu. Mas como posso saber qual problema está afetando meu site?”

O mais fácil de descartar é uma penalidade manual, pois ela será listada diretamente no Search Console. Se puder descartar essa possibilidade, o senhor pode passar a investigar o que mais pode estar acontecendo.

Eu uso o Search Console para me ajudar com isso – ele é gratuito e fornece uma tonelada de dados. Tem sido inestimável para eu descobrir se as quedas em algumas postagens no meu blog de fitness foram algorítmicas ou relacionadas à pandemia.

(Agora, se o senhor usa algumas das ferramentas de blog mais sofisticadas, como o SEM Rush ou KeySearcho senhor poderá acompanhar suas classificações diretamente nas ferramentas, o que pode ser útil. Mas sei que muitas pessoas não têm acesso a essas ferramentas, especialmente quando estão começando a blogar. O Search Console fornece muitas informações que devem ajudá-lo sem nenhuma ferramenta adicional para essa finalidade específica e, na verdade, acho que é a ferramenta mais útil para investigar quedas).

Aqui está o que recomendo fazer no Search Console para avaliar suas quedas de tráfego:

*Observe que as instruções abaixo se aplicam somente a posts que estavam classificados no ano passado neste momento. Se eles não estavam classificados no ano passado, o senhor pode comparar com a última vez em que sabia que eles estavam bem classificados.

1. Vá para o console de pesquisa e clique em resultados de pesquisa. Clique nas caixas de posição média e CTR para que elas fiquem destacadas acima do gráfico. Clique também para ajustar a seção de intervalo de datas e, em comparar, selecione os últimos 28 dias e compare com os 28 dias do ano passado (ano a ano).

2. Agora o senhor verá um gráfico e uma tabela abaixo dele. Na tabela, o padrão será consultas. Em vez disso, quero que o senhor clique nas páginas.

3. Em seguida, na tabela, classifique os cliques dos últimos 28 dias para o ÚLTIMO ANO. O senhor verá uma tabela como esta, em que seus URLs estão à esquerda e, em seguida, poderá ver a diferença entre as páginas com os principais URLs para este mês no ano passado e seus cliques em comparação com este ano.

Por exemplo, posso ver que o URL 1 na tabela abaixo obteve 4.362 cliques em 2019 e apenas 752 cliques em 2020 – uh oh!

uma captura de tela do console de pesquisa mostrando quedas no tráfego orgânicouma captura de tela do console de pesquisa mostrando quedas no tráfego orgânico

4. Role para baixo e procure as páginas em que 2019 teve muito mais cliques do que 2020. Essas são as páginas que o senhor deseja examinar mais a fundo, especialmente se houver uma grande diferença. Isso o ajudará a identificar as páginas em que várias classificações podem ter caído.

5. Quando o senhor encontrar uma que queira investigar mais a fundo, clique no URL da página na tabela. Em seguida, clique em consultas (se não houver um padrão para isso). As consultas são as palavras-chave que as pessoas estão digitando para chegar à sua publicação.

6. Isso mostrará ao senhor as principais consultas para essa postagem específica do blog e a diferença entre 2019 e 2020. Classifique as consultas por cliques em 2019. Observe algumas das principais consultas para essa postagem na tabela, examinando os dados de cliques, impressões, CTF e posição média para *cada uma de suas principais consultas* do ano passado para este ano.

O senhor pode ver que, para essa consulta, essa palavra-chave gerou 31 cliques nos últimos 28 dias, em comparação com 171 em 2019 para o mesmo período de 28 dias.

uma captura de tela do console de pesquisa mostrando as diferentes impressões e cliques para consultas de uma determinada palavra-chaveuma captura de tela do console de pesquisa mostrando as diferentes impressões e cliques para consultas de uma determinada palavra-chave

Se o senhor rolar para a direita nessa tabela (a barra de rolagem está na parte inferior), verá o restante das informações com as posições – nesse caso, é possível ver que caiu cerca de uma posição para essa consulta:

captura de tela do console de pesquisa mostrando as alterações de posição ano a anocaptura de tela do console de pesquisa mostrando as alterações de posição ano a ano

Ao analisar esses dados, há dois resultados principais que o senhor pode ter:

A) Se o senhor observar uma diminuição nas impressões e nos cliques para suas principais consultas, mas a) a posição estiver estável (ou possivelmente até aumentada) e b) a diminuição percentual nas impressões e nos cliques for semelhante, então os problemas provavelmente se devem a um desses fatores que não podemos controlar, como problemas mundiais ou uma tendência de declínio.

Por exemplo, algumas das minhas publicações sobre planos de corrida perderam muito tráfego, mas se enquadram nessa categoria em que a diminuição está mais relacionada à pandemia no momento e às corridas que não estão sendo realizadas pessoalmente.

B) Se o senhor observar uma diminuição nas impressões e nos cliques para suas principais consultas e a posição tiver caído para elasé provável que parte ou toda essa redução no tráfego esteja de fato relacionada a alterações na classificação.

Se o senhor chegar ao segundo lugar, pode simplesmente presumir que provavelmente há algumas melhorias que podem ser feitas (veja abaixo).

Se o senhor tiver uma postagem e não tiver certeza se ela caiu devido a um problema fora de seu controle ou a uma alteração na classificação, tente o seguinte:

Para as posições em que 2019 e 2020 estão na página 1, mas 2020 caiu, observe o número de impressões ano a ano. Qual foi a porcentagem de queda? Agora veja o número de cliques ano a ano – qual foi a queda percentual? A *diferença* entre esses dois é o que provavelmente pode ser atribuído à queda na classificação.

Para muitas pessoas, pensar sobre isso deve ajudá-las a descobrir se as alterações de 2020 foram devidas a problemas fora de seu controle ou se foram devidas à queda do conteúdo no algoritmo.

Isso faz sentido se o senhor pensar sobre isso: se as impressões caíram e a publicação ainda está na primeira página, isso significa que menos pessoas estão simplesmente pesquisando esse tópico no momento. Se a sua postagem tivesse permanecido na mesma posição com a mesma SERP, o senhor provavelmente veria aproximadamente a mesma queda percentual nos cliques. Mas se sua classificação diminuísse, o senhor veria uma queda maior nos cliques – portanto, é útil observar as diferenças de porcentagem.

Por exemplo, nas capturas de tela acima, as impressões caíram de 677 para 380 (44%), enquanto os cliques caíram de 171 para 31 (82%). A diferença entre eles – cerca de 38% a mais – é provavelmente o valor atribuível à queda de um ponto nas classificações para essa consulta específica.

É claro que isso não é perfeito. Por exemplo, outra pessoa poderia ter melhorado a meta descrição dela, levando a mais cliques na descrição dela em vez da sua, mas, por algum motivo, talvez sua posição tenha permanecido estável. Há outros fatores em jogo também.

Mas quando há uma grande diferença entre a queda de impressões e a queda de cliques, e sua posição média caiu, pode-se supor que há um trabalho que o senhor pode fazer para tentar melhorar a classificação.

um blogueiro sentado e digitando em seu laptopum blogueiro sentado e digitando em seu laptop

Como aumentar o tráfego orgânico após uma queda

Muito bem, o senhor analisou o Search Console e identificou os posts que caíram ano após ano. O senhor sabe que eles caíram um pouco de posição e os cliques diminuíram. E agora?

Nesse ponto, o senhor precisará se aprofundar e fazer algumas pesquisas:

  • Antes de mais nada, avalie se o senhor deseja considerar a atualização da postagem agora e se pode lidar com uma queda maior nos resultados de pesquisa. Talvez seu tráfego tenha diminuído um pouco do ano passado para este ano, mas essa única postagem ainda gera mais de 60% do seu tráfego. Nesse caso, eu não aconselharia tocar no assunto. O senhor precisa pensar nisso a partir da perspectiva geral da integridade do site, bem como da postagem individual em si.
  • Veja os 10 principais resultados em um navegador anônimo. Compare o conteúdo dos outros com o seu. Como o senhor poderia tornar sua publicação melhor do que a que está classificada nos primeiros resultados?
  • Observe as consultas para as quais o senhor estava ranqueando melhor no ano passado. Há alguma frase que não esteja em seu post? Talvez valha a pena adicionar mais conteúdo e incluí-las.
  • Observe a publicação em si: o senhor otimizou demais? O senhor usou a mesma frase 20 vezes? Se sim, diminua isso. Em vez disso, misture algumas com variações diferentes.
  • Qual é a intenção do usuário para a publicação? É possível que sua classificação tenha caído porque a intenção do usuário mudou? Ou talvez o senhor estivesse apenas bem classificado para alguma coisa, embora a intenção do usuário não fosse uma boa correspondência, e o Google “descobriu” – nesse caso, é melhor concentrar seu tempo e esforço em outro conteúdo.
  • Pense se vale a pena dedicar seu tempo para revisar a postagem – o senhor pode realmente superar as pessoas mais bem classificadas? Por exemplo, se estiver escrevendo um blog sobre um tópico de bem-estar e a Healthline e a WebMD forem os principais resultados, é improvável que o senhor consiga superá-las.
  • Considere atualizar o título, a meta, a própria postagem e o esquema (ou seja, adicionar um cartão de receita), se necessário.
  • Pense em seu site como um todo. O senhor precisa melhorar a velocidade do site? Precisa melhorar a experiência do usuário? Se o senhor precisar de ajuda com esses aspectos, recomendo enfaticamente Grayson, da iMark Interactive. Pedi que ele fizesse um serviço completo de velocidade do site em meu blog principal e a velocidade melhorou muito.
  • Trabalhe na criação de links. Isso inclui tanto a interligação de posts em seu próprio site quanto a tentativa de criar bons backlinks. Minha maneira favorita de criar backlinks é atuar como uma fonte especializada para HARO (Help a Reporter Out).

Isso parece muito trabalhoso, mas também pode ajudar a estimular a criatividade em tópicos adjuntos relacionados à sua postagem sobre os quais o senhor poderia escrever – é uma situação em que todos ganham!

Depois de passar por isso e decidir fazer atualizações (só faça isso se valer a pena), vá em frente e faça isso, anote quando o fez e monitore por um tempo. No próximo mês, veja o que acontece com a postagem.

Considerações finais

Nunca é divertido quando o senhor vê seu tráfego conquistado com muito esforço despencar. Felizmente, essas dicas devem ajudá-lo a descobrir o que está acontecendo e como resolver o problema.

Tenha em mente que sempre haverá postagens que são incríveis e que o senhor acha que deveriam estar no topo do ranking do Google, mas que acabam fracassando. Isso não tem problema. Não gaste todo o seu tempo reformulando conteúdo antigo em detrimento da publicação de novos conteúdos excelentes. É sempre um equilíbrio!

Respire fundo, vá até o Search Console e saiba que, não importa o que aconteça, continuar a blogar regularmente e de forma estratégica (com uma boa pesquisa de palavras-chave) levará a um tráfego orgânico sólido ao longo do tempo.

Compartilhe: O senhor tem outras perguntas sobre quedas no tráfego de pesquisa orgânica? O que o senhor faz quando vê suas classificações no Google diminuírem?

Sinta-se à vontade para fixar esta postagem e compartilhá-la com outras pessoas!

Um flatlay de laptop com uma sobreposição de texto que diz: Uma tela plana de laptop com uma sobreposição de texto que diz:

Compartilhar é cuidar!

Scroll to top