Planejamento de blog 101: como planejar facilmente toneladas de ideias de posts que geram tráfego

Uncategorized

Não importa se o senhor é novo no mundo dos blogs ou se já faz isso há alguns anos, arrisco-me a dizer que todos nós temos dificuldades com o planejamento do blog de vez em quando. Provavelmente, o senhor tem um milhão de coisas em mente, com aquela lista interminável de tarefas que se repete; pensamentos esmagadores que o impedem de ser produtivo em seu negócio.

Sim, eu também era assim. Isto é, até que me organizei e encontrei um sistema que me ajuda a realmente planejar as postagens do meu blog e a ser intencional, em vez de me deixar levar pela sorte! Isso não só me poupa o estresse na hora de escrever os posts, mas também aumenta muito a probabilidade de que eles recebam um tráfego incrível.

Divulgação: Esta publicação contém links de afiliados. Como afiliado, recebo uma comissão por compras qualificadas.

A estratégia

Hoje, vou ensinar aos senhores como lidar com essa estratégia de planejamento! Em sua essência, trata-se de uma estratégia de planejamento em três partes, seguida de uma estratégia de execução em duas partes. Vamos detalhar:

Planejamento do blog:

  1. Faça uma lista de possíveis tópicos do blog
  2. Faça sua pesquisa de SEO
  3. Mantenha-se no caminho certo com um calendário editorial

Execução de conteúdo:

  1. Criar conteúdo incrível
  2. Promova suas postagens

As etapas de planejamento levarão no máximo algumas horas se o senhor reservar um tempo ininterrupto para isso. E, se o fizer, garanto que o senhor conseguirá planejar várias ideias de blog para vários meses nesse tempo. (É claro que isso não conta o tempo de execução da criação efetiva do conteúdo, que obviamente leva mais tempo e deve ser aprofundado para cada publicação).

Vamos nos aprofundar um pouco mais nessa fórmula infalível de planejamento das publicações do seu blog para que o senhor possa se organizar, sentir-se no controle e ver o tráfego começar a aumentar!

1. Faça uma lista de possíveis tópicos de blog.

Compromisso de tempo hoje = 1 hora.

O primeiro passo é fazer uma lista de todos os possíveis tópicos de blog que o senhor possa pensar nos próximos 15 minutos e que sejam relevantes para o seu nicho.

Não analise demais isso. Não se preocupe se o tópico é perfeito ou se já foi escrito por qualquer outra pessoa. A única coisa com que o senhor deve se preocupar agora é se ele é relevante para o seu nicho. Se o seu blog é sobre crossfit, não anote ideias sobre reiki – fique com coisas que sejam relevantes.

Gaste 15 minutos fazendo um brain dump de ideias de posts de blog em um documento do Word ou do Google.

Depois de esgotar os 15 minutos de reflexão por conta própria, é hora de passar para algumas outras estratégias para pensar em ideias de posts.

Gaste 45 minutos pesquisando outras possíveis ideias de tópicos de blog por meio dos seguintes meios:

  • Navegar outros blogueiros em seu nicho e veja sobre quais tópicos eles estão escrevendo – há abordagens exclusivas sobre um tópico ou conhecimento extra que o senhor tem sobre o assunto? (Seu objetivo não é roubar conteúdo, obviamente, mas gerar novas ideias sobre tópicos já populares).
  • Revisão esta lista de tópicos de postagem de blog sobre fitness se o senhor estiver no nicho de bem-estar.
  • Pesquisar no Google para alguns dos tópicos em seu nicho e desenvolva ideias adicionais usando as pesquisas sugeridas (ou seja, a caixa suspensa), a área de perguntas e as pesquisas relacionadas.
  • Navegar no Pinterest para ver o que é tendência e o que é popular em seu nicho.
  • Dê uma olhada nos grupos do Facebook em seu nicho para ver que tipos de perguntas as pessoas estão fazendo. Por exemplo, percebi que muitas pessoas em grupos de Facebook sem laticínios estavam perguntando sobre proteínas em pó seguras, então criei um post abrangente sobre isso no Dairy Free for Baby.

Obviamente, essa não precisa ser uma sessão de planejamento única, e o senhor pode continuar a monitorar essas vias para obter ideias contínuas. Mas, por enquanto, gaste apenas 45 minutos adicionando à sua lista de brain dump para ter o maior número possível de ideias.

Por exemplo, se eu estivesse procurando escrever posts relacionados a dicas de corrida, poderia dar uma olhada na caixa de pesquisa do Google e fazer perguntas como esta (observação: alguém perguntou sobre os números que o senhor vê no menu suspenso do Google – normalmente eles não estão lá; isso é porque tenho a extensão Keywords Everywhere ativada):

captura de tela da caixa suspensa do Google mostrando as previsõescaptura de tela da caixa suspensa do Google mostrando as previsões
captura de tela da caixa de perguntas do Googlecaptura de tela da caixa de perguntas do Google

O senhor pode ver que isso me dá algumas ideias de posts adicionais!

2. Faça sua pesquisa de SEO

Compromisso de tempo hoje = 1-2 horas

Se o senhor não estiver familiarizado com a expressão SEO, ela significa otimização de mecanismos de busca. Essencialmente, trata-se do uso de estratégias específicas para ajudar sua publicação a se classificar no Google ou em outros mecanismos de pesquisa.

Essas estratégias incluem:

  • a. fazer pesquisa de palavras-chave – que é a etapa que o senhor realizará agora como parte do planejamento do seu blog
  • b. otimizar seu SEO na página para essa palavra-chave e suas variações – que é a etapa que o senhor fará ao escrever seu conteúdo
  • c. construção de backlinks – que é a etapa que o senhor fará depois de publicar seu conteúdo

Como parte do seu processo de planejamento de hoje, quero que o senhor passe cerca de 1 a 2 horas realizando a etapa (1) desta lista, a pesquisa de palavras-chave.

Ferramentas de pesquisa de palavras-chave

O senhor precisará escolher uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave para usar para isso. Aqui estão as três opções que recomendo:

  • KeySearch (ferramenta paga) – opção perfeita no meio do caminho, barata, mas que lhe fornece muitos dados úteis (cerca de US$ 15-18/mês, use meu link e o código KSDISC para obter 20% de desconto)
  • SEM Rush (ferramenta paga) – o grande garoto da pesquisa de SEO; repleto de muitas informações e excelente para blogueiros profissionais (cerca de US$ 99/mês)
  • Ubersuggest (ferramenta gratuita) – A ferramenta de Neil Patel, que é gratuita; muito útil, mas não oferece tantos dados quanto as outras ferramentas e acho que ela apresenta falhas. (Enquanto escrevo isso, fui tirar uma captura de tela para compartilhar e não consigo pesquisar nada no momento).

Todas essas plataformas foram criadas para fornecer ao senhor informações sobre ambos:

  • Volume de pesquisa – quantas pessoas estão pesquisando esse termo específico
  • Concorrência – o grau de dificuldade que a ferramenta estima que será para classificar essa palavra-chave

O senhor também ouvirá muitas pessoas recomendarem a extensão Keywords Everywhere para o Google e, embora eu adore essa extensão para ver o volume de pesquisa, lembre-se de que a pontuação de concorrência não se baseia na classificação; ela se baseia em anúncios. Por esse motivo, recomendo uma das outras ferramentas acima para sua pesquisa (mas usar o Keywords Everywhere no Google pode ser muito útil no dia a dia).

Como fazer pesquisa de palavras-chave

Agora, pegue a ferramenta que você escolheu usar e comece a digitar as ideias de posts de blog da lista que criou na etapa 1. O senhor deve tentar encontrar as melhores palavras-chave que tenham um volume de pesquisa relativamente alto e uma concorrência relativamente baixa.

Por exemplo, vamos supor que eu seja um blogueiro de fitness e tenha essas duas ideias como as primeiras da minha lista:

  • Forma adequada de agachamento
  • Exercício elíptico hiit

O senhor digitará a primeira frase da sua lista na ferramenta e ela fornecerá o volume e a pontuação de concorrência para essa frase.

Aqui está o que encontrei para essa primeira frase em KeySearch:

captura de tela da pesquisa de palavras-chave no keysearchcaptura de tela da pesquisa de palavras-chave no keysearch

Isso me diz que, embora ela seja muito pesquisada (12.100 vezes por mês), colocá-la na página 1 do Google seria muito difícil (pontuação vermelha de concorrência = difícil).

Agora, se eu procurar a próxima ideia da minha lista, vejo o seguinte:

captura de tela da pesquisa de palavras-chave no keysearchcaptura de tela da pesquisa de palavras-chave no keysearch

Isso me diz que esse pode ser um post melhor para escrever. Embora seja pesquisado apenas 1.600 vezes por mês, esse volume ainda está dentro da faixa de um bom volume a ser almejado, e a concorrência é fácil-moderada.

Quando o senhor passar por esse processo, todas as ferramentas que mencionei também lhe darão ideias relacionadas e a possibilidade de ver o volume e a concorrência delas. É como uma caça ao tesouro – o senhor quer olhar e ver se consegue encontrar alguma joia escondida nessa lista relacionada.

Novamente, as melhores palavras-chave (da sua lista ou dessa lista relacionada) serão opções com volume de pesquisa relativamente alto e concorrência relativamente baixa.

Sei que isso parece muito complicado, mas não precisa ser assim. Escrevi um post bem abrangente sobre como fazer pesquisa de palavras-chave usando o KeySearch que orienta o senhor sobre tudo isso com muito mais profundidade. Ele apresenta essa ferramenta, mas todos os conceitos e dicas também se aplicam às outras ferramentas.

E só para avisar, dependendo da ferramenta que o senhor estiver usando, talvez seja necessário dividir o trabalho em lotes, pois algumas ferramentas permitem apenas um determinado número de pesquisas por dia.

Atualizando sua lista

Ao fazer essa pesquisa, o senhor deve começar a editar a lista de ideias que criou na primeira etapa.

Mantenha as palavras-chave em seu documento do Word ou do Google que são palavras-chave de alto volume/baixa concorrência. Anote o volume de pesquisa e a pontuação da concorrência ao lado delas para que o senhor possa consultá-las.

Além disso, acrescente à sua lista todas as palavras-chave relacionadas que tenham gerado novas ideias e inclua o volume de pesquisa e a pontuação delas.

*Essas são as palavras-chave nas quais o senhor deve se concentrar para suas postagens.

Se houver palavras-chave na sua lista com volume de pesquisa muito baixo ou concorrência muito alta, vá em frente e exclua-as (a menos que ache que elas darão um excelente post viral nas mídias sociais, caso em que poderá mantê-las mesmo assim).

Ao iniciar esse processo de planejamento, o senhor pode ficar desapontado ao se deparar com muitos posts que não fazem sentido escrever, ou seja, que ninguém está pesquisando ou que são muito difíceis de classificar. Isso é completamente normal. Fica mais fácil à medida que o senhor avança, eu prometo!

Todo post precisa de uma boa palavra-chave?

Em um mundo perfeito, sim!

Mas, ocasionalmente, pode haver tópicos sobre os quais o senhor realmente se sente chamado a escrever e talvez saiba que eles podem ser tópicos virais para o Pinterest ou o Facebook. Nesse caso, não há problema em escolher uma palavra-chave que tenha baixo volume ou alta concorrência. O senhor provavelmente nunca obterá muito tráfego do Google com ela, mas não há problema em escrever algum conteúdo apenas para compartilhamentos sociais.

Se o senhor tiver alguns tópicos em sua lista como esse e quiser escrever um post sobre eles, fique à vontade para deixá-los em sua lista.

3. Mantenha-se no caminho certo com um calendário editorial

Compromisso de tempo hoje = 30 minutos a 1 hora

A essa altura, o senhor deve ter uma lista de tópicos de blog que reduziu apenas às palavras-chave de alto volume e baixa concorrência e talvez algumas postagens adicionais que não são para SEO, mas que você acha que terão bom desempenho nas redes sociais.

Agora é hora de planejar seu calendário editorial. No mundo dos blogueiros, um calendário editorial é mais do que apenas um calendário comum; é um criador de estratégias para sua empresa!

O senhor pode usar o que quiser como calendário editorial – eu uso CoSchedule porque ele é realmente abrangente para gerenciar vários sites (o senhor pode ver minha análise do CoSchedule aqui), mas o senhor também pode usar um calendário do Google ou um calendário padrão com papel e caneta.

Primeiro – pense em seu tempo (de forma realista)

Antes de criar o calendário, pense em quanto tempo o senhor realmente tem para ser produtivo em seu blog. Isso determinará quantas tarefas e publicações o senhor pode escrever e promover em uma semana ou em um mês.

Se o senhor estiver apenas começando, recomendo que comece com pelo menos 1 ou 2 artigos de conteúdo excelente por mês.

Mais é melhor, desde que o senhor consiga produzir a melhor qualidade possível. Em cada publicação que escrever, tente torná-la uma das dez melhores peças de conteúdo da Internet.

É muito melhor ter 10 postagens incríveis, detalhadas e otimizadas para SEO do que 50 postagens de conteúdo fino e de baixa qualidade.

Para dar uma perspectiva, tento publicar pelo menos um post por semana em meu blog principal e pelo menos alguns posts por mês em meus outros sites de nicho (incluindo este).

Defina uma meta que possa ser alcançada com base em sua programação atual. Se estiver apenas começando e não tiver certeza de quanto tempo levará para criar um conteúdo incrível, estime pelo menos 4 horas sólidas para cada publicação. Algumas pessoas são mais rápidas, outras são mais lentas, mas acho que essa é uma boa estimativa para a pesquisa, redação, edição, gráficos etc. da postagem.

Em seguida – conecte suas ideias de posts

O senhor definiu uma meta de quantas postagens deseja publicar a cada semana/mês. Agora, abra a lista de ideias de posts e comece a inserir suas melhores ideias em cada semana/mês.

Sim, é isso!

Em sua essência, um calendário editorial para planejamento de blog pode ser simples assim – apenas um calendário de quando o senhor planeja publicar posts e quais serão os tópicos desses posts.

Lembre-se de que leva algum tempo para que uma postagem seja reconhecida pelo Google, portanto, se estiver planejando criar conteúdo sazonal, como receitas saudáveis de abóbora para o outono, provavelmente será melhor publicá-las no verão e não no outono. O senhor não precisa promovê-las no verão, mas a publicação no verão dá ao seu material uma chance de classificação no momento em que as pessoas estiverem procurando por ele.

O senhor também pode pensar em criar conteúdo relacionado a esses feriados aleatórios, que escreverá e publicará nesse dia para tração social. Por exemplo, o senhor pode publicar uma receita de donut saudável para o Dia Nacional do Donut.

O que mais o senhor pode incluir em seu calendário editorial?

A quantidade de coisas adicionais a serem colocadas em seu calendário depende do tipo de pessoa que o senhor é. O senhor precisa de muita estrutura, com horários bloqueados todos os dias? Ou o senhor pode funcionar bem apenas com uma ideia geral do que precisa ser feito este mês, deixando que seus níveis de energia ditem sua agenda?

Pessoalmente, uso minha agenda para três coisas:

  • Planejar ideias de posts (incluindo a garantia de espaço adequado para conteúdo patrocinado e não patrocinado*)
  • Planejamento de compartilhamentos sociais para Facebook, Twitter e Instagram (para o Pinterest, automatizo via Tailwind)
  • Controle de prazos para conteúdo patrocinado

*Com relação ao conteúdo patrocinado e não patrocinado: Embora todo o meu conteúdo seja autêntico, ainda acho importante que seus leitores vejam um equilíbrio entre conteúdo patrocinado e não patrocinado. Se o senhor tiver algumas publicações patrocinadas em breve, tente inserir pelo menos uma publicação não patrocinada no meio.

Ideias adicionais

Talvez o senhor queira detalhar muito mais seu calendário para o planejamento do blog, e isso também é bom. Talvez o senhor inclua ou organize….

  • Tempo de pesquisa: Para tópicos ou para SEO
  • Criação: Reservar tempo para redigir sua postagem no blog e otimizá-la para SEO
  • Gráficos: Encontrar imagens para suas postagens, criar imagens para mídias sociais
  • Mídia social: Compartilhamento em todas as plataformas das quais o senhor faz parte, compartilhamento nos dias de promoção do grupo, se aplicável
  • Brindes/Opt-Ins: Criação e promoção de ímãs de leads
  • Criação de boletins informativos: Sua lista de e-mails = seu pessoal e eles são leais. Não deixe de entrar em contato regularmente.
  • Feriados: Inclua feriados – reais e bobos – em seu calendário editorial para que possa planejar nossos compartilhamentos sociais ou de conteúdo conforme apropriado. Por exemplo, dei um grande impulso social à minha receita de carne seca caseira no National Jerky Day.
  • Tempo livre: Os blogs dão muito trabalho, e o senhor pode se esgotar rapidamente se não tomar cuidado. Portanto, o senhor pode planejar o autocuidado e o tempo livre também!
uma mulher fazendo o planejamento do blog em um laptopuma mulher fazendo o planejamento do blog em um laptop

Sua vez de planejar o blog

Agora que o senhor já leu tudo isso, é hora de colocar tudo em ação. Como pode ver, serão necessárias algumas horas de trabalho – mas isso permite que você planeje o conteúdo do seu blog por alguns meses!

É claro que há outras duas etapas relacionadas à execução do conteúdo que o senhor precisa seguir e aplicar depois disso, que são a elaboração de conteúdo incrível e a promoção do seu conteúdo.

Não vou entrar em detalhes sobre elas neste post, mas aqui está um resumo rápido:

4. Criando um conteúdo incrível

Isso é tão simples quanto parece. Crie um conteúdo incrível. Isso significa:

  • Escrever posts realmente úteis que resolvam problemas ou inspirem seus leitores. Esse é o principal aspecto a ser enfocado. Muitos blogueiros cometem o erro de fazer postagens muito “centradas em mim”. Embora seja ótimo incluir histórias pessoais e anedotas, lembre-se de que o verdadeiro foco da sua postagem deve ser o leitor.
  • Otimize o conteúdo para SEO na página. Primeiro, o senhor quer escrever para humanos, mas (goste ou não) também está escrevendo para o Google. Inclua sua palavra-chave principal e variações dela em locais importantes de suas postagens (parágrafos, títulos, cabeçalhos, texto alternativo etc.), conforme necessário. O senhor pode ler mais sobre SEO nesta postagem.
  • Dito isso, não encha suas postagens com palavras-chave apenas para se classificar. O Google é mais inteligente do que isso. Isso é spam e não levará o senhor a lugar algum.
  • Procure usar o número de palavras que o senhor precisa para abordar a consulta de forma abrangente. Sempre há divergências sobre isso no mundo do SEO. A verdade é que não existe um número mínimo “oficial” de palavras para qualquer palavra-chave. Talvez o senhor precise de uma postagem com 700 palavras para satisfazer a intenção do usuário, ou talvez precise de uma postagem com 3.000 palavras. Faça o que faz sentido para essa palavra-chave. No entanto, é útil observar o resultado médio da primeira página no Google para a palavra-chave para ter uma ideia do que eles acham que ela precisa. Por exemplo, se todos os resultados da primeira página tiverem cerca de 2.000 palavras ou mais, isso provavelmente (embora não definitivamente) é um sinal de que 500 palavras não serão suficientes. TLDR: Não escreva coisas sem sentido para escrever mais palavras, mas o senhor deve se certificar de que seu conteúdo seja realmente abrangente e responda à consulta.
  • Se o senhor estiver com pouco tempo, escreva menos postagens, mas melhore-as – torne-os mais robustos (isso ainda é uma palavra? Haha) e mais úteis do que os que estão disponíveis atualmente – e escolha as melhores palavras-chave para eles.

5. Promova as publicações do blog

Quando se trata de aprender a promover as publicações do blog para obter o máximo de visibilidade, geralmente se trata de tentativa e erro. Às vezes, o que funciona para um blogueiro não funciona exatamente da mesma forma para outro blogueiro. Dito isso, descobri que o Pinterest é um dos melhores lugares para a maioria dos blogueiros mais novos dedicarem seu tempo ao aumento do tráfego.

Aqui estão algumas dicas para ajudar a maximizar sua promoção:

  • Compartilhe suas postagens (alucinante 😉 ). Quero dizer, isso é bastante autoexplicativo, mas o primeiro passo é simplesmente compartilhá-los em todas as plataformas que o senhor usa! Como mencionei, acho que o Pinterest é uma das melhores opções para blogueiros, pois o senhor não precisa de muitos seguidores para gerar um bom tráfego (embora o Pinterest tenha mudado um pouco nos últimos anos; agora é mais lento).
  • Programar compartilhamentos de conteúdo. Para manter a consistência, é muito útil agendar compartilhamentos em vez de tentar se lembrar de fazê-los todos os dias manualmente. O senhor pode usar uma ferramenta como Coscheduleou o senhor pode usar o agendador nativo em uma plataforma como o Facebook ou o Pinterest. Certifique-se de ter uma rotina para compartilhar o conteúdo mais recente e o mais antigo para obter o máximo de visibilidade das publicações do blog.
  • Crie ótimas imagens. Para obter o máximo de visibilidade nas publicações do seu blog, o senhor precisará criar ótimas imagens para seu conteúdo. Sua imagem em destaque deve ter 1.200 px de largura (para aumentar a chance de tráfego do Google Discover), e eu geralmente uso imagens quadradas ou horizontais para isso. As imagens na postagem ajudam a separar blocos longos de texto e melhoram a legibilidade. Talvez o senhor queira incluir também uma imagem vertical para o Pinterest.
  • Tenha ícones de compartilhamento social nos posts do blog. Isso não só facilitará aos leitores o compartilhamento de qualquer conteúdo que considerem exclusivo ou útil. Como parte disso, o senhor também deve definir a descrição para o Pinterest para que, quando os leitores compartilharem seus pins, eles tenham uma boa descrição com palavras-chave.
  • Envie-o para seu boletim informativo por e-mail. Se o senhor fizer um boletim semanal, inclua algum conteúdo original e, em seguida, inclua um link para uma publicação recente. Ou configure uma série de automação com seu boletim informativo em que o senhor conduz as pessoas pelo seu conteúdo mais valioso quando elas se inscrevem. Não se esqueça de manter contato regular com sua lista.

Muito bem, amigos, o que os senhores estão esperando? Comece a planejar seu blog agora mesmo e vamos aumentar o tráfego!

Compartilhe comigo: Como o senhor faz o planejamento do seu blog? O senhor tem alguma pergunta que eu não respondi nesta postagem?

O senhor pode fixar este post para guardá-lo para mais tarde!

Um laptop e uma xícara de café com uma sobreposição de texto sobre planejamento de blog.Um laptop e uma xícara de café com uma sobreposição de texto sobre planejamento de blog.

Compartilhar é cuidar!

Scroll to top