Atenção blogueiros: O que fazer quando parece que tudo está dando errado

Uncategorized

Quase todas as postagens que escrevo atualmente (para qualquer um dos meus quatro sites) são voltadas para SEO ou, pelo menos, para algo que acho que terá um bom desempenho nas redes sociais.

Esta postagem não se enquadra em nenhum desses critérios, mas é uma postagem que meu coração se sente chamado a escrever.

Porque, pelo menos em algum momento de sua carreira de blogueiro, tudo parecerá estar dando errado. O senhor sentirá que está se esforçando muito, mas alguma coisa (ou, provavelmente, várias coisas) continua a falhar.

E esse é um lugar muito difícil de se estar.

Estou aqui apenas para dizer ao senhor que entendo. Já passei por isso no passado e, na verdade, estou nesse espaço estranho neste momento.

Não se trata de algo isolado para novos blogueiros ou blogueiros inexperientes.

Mas o senhor sabe o que faz com que o senhor se destaque nesse campo? A capacidade do senhor de se adaptar e superar isso.

Nas últimas semanas, aqui está uma pequena lista do que tem acontecido comigo e com meus negócios (levante a mão se o senhor teve algumas semanas assim):

  • Um dos meus sites apresentou um erro grave, o que fez com que meu tráfego se tornasse inexistente por vários dias. É claro que isso ocorreu bem no meio de um pin viral do Pinterest.
  • Meu boletim informativo por e-mail em outro site teve um problema em que não estava enviando meu brinde automático corretamente, o que me levou a finalmente trocar de provedor. Para isso, precisei que meu técnico fizesse algumas coisas no backend para mim, mas isso levou a outra trilha de coelhos com alguns problemas no site que precisavam ser corrigidos.
  • Aproveitar uma oportunidade levou à perda de uma parceria de marca. Eu entendia que era um risco ao entrar, mas mesmo assim foi uma chatice.
  • Um grande trabalho como freelancer modificou meu contrato de renovação, e estou esperando para ver se podemos voltar à minha configuração antiga.
  • Estou em um curso para desenvolver uma determinada plataforma social e continuo encontrando obstáculos atrás de obstáculos. Enquanto todos os outros participantes do curso parecem estar crescendo enormemente, eu continuo travado. A inveja da comparação é tão real, e a frustração de dedicar tanto tempo a algo sem colher tantos benefícios quanto os outros definitivamente me desgasta.
  • Enquanto isso, enquanto tudo isso acontecia, havia também toda a parte pessoal: fisioterapia para duas lesões, instalação de um sistema de radônio na casa, preocupação com o fato de eu ter calculado mal o valor dos impostos que eu achava que devia, uma morte na família no mês passado…. Quando chove, chove a cântaros.

Não estou compartilhando nada disso como um pedido de compaixão ou para reclamar “ai de mim”. (Qualquer pessoa que me conheça pessoalmente sabe que eu não sou 100% um caçador de atenção nesse sentido, haha).

Em vez disso, espero que os senhores possam ver que, só porque a grama parece mais verde em algum lugar, não significa que essa pessoa não tenha passado por sua cota justa de lutas para chegar lá.

Na verdade, isso provavelmente significa que ela passou por esse ciclo de altos e baixos repetidas vezes, mas simplesmente foi persistente o suficiente para suportá-lo. Isso, na minha opinião, é o que faz a diferença entre um empreendedor que acabará sendo bem-sucedido e um que desistirá antes de alcançar a grandeza.

Então, o que o senhor faz se estiver nessa situação de “tudo está dando errado”?

Uma mulher sentada em um laptop frustradaUma mulher sentada em frente a um laptop frustrada

Aqui estão minhas sugestões para o senhor atravessar as águas lamacentas e cheias de porcaria e nadar até um mar azul-turquesa cristalino:

  • Não desista. Se o senhor estiver sentindo que está perdendo o rumo, não desista. Flexione seus músculos empreendedores e perceba que cada luta, cada desafio, cada fracasso é simplesmente um degrau no caminho para o sucesso. (Caramba, isso foi clichê ou não?! 😉 )
  • Afaste-se um pouco. Meu maior obstáculo como empreendedor é a sensação de que todo problema tem de ser resolvido AGORA MESMO. Algum dos senhores luta contra isso? Não quer se afastar de algo até que o tenha resolvido e, quando se dá conta, já se passaram 10 horas e o senhor ainda não terminou? Afaste-se, meu amigo. Faça algo que não esteja relacionado ao trabalho por algumas horas. Isso não apenas o relaxará, mas também ajudará a fazer com que a criatividade flua em seu cérebro para resolver problemas.
  • Peça ajuda. Durante anos, eu costumava tentar resolver sozinho todos os problemas técnicos do meu site. Depois de perceber que meu tempo limitado de trabalho estava sendo desperdiçado, compreendi rapidamente por que era tão importante contratar alguém para fazer certas coisas. Problemas que, no passado, levariam 8 horas de pesquisa no Google para serem resolvidos, agora custam menos de cem dólares e são resolvidos em meia hora.
  • Reduzir a inveja da comparação e a companhia da miséria. De vez em quando, tenho dificuldade com essas duas coisas. a) Inveja de comparação: há pessoas que o senhor vê no espaço social e de blogs que o fazem se sentir mal por algum motivo quando as publicações delas aparecem? (Não precisa ser lógico – tudo bem!) Talvez elas estejam na mesma profissão e estejam se saindo muito bem, e toda vez que o senhor vê as postagens delas, sente-se um pouco inseguro. b) Companhia da miséria: Há grupos do Facebook dos quais o senhor participa em que todos estão reclamando e isso o deixa para baixo também? Amigos que não apoiam seu trabalho? Sinta-se à vontade para deixar de seguir ou se distanciar de qualquer uma dessas coisas para que elas não apareçam no seu feed de notícias (pelo menos por enquanto).
  • Use o aprendizado just in time. Pat Flynn falou sobre essa ideia em seu podcast várias vezes, e eu adoro isso. No espaço de negócios on-line, estamos constantemente expostos a novas informações, cursos, podcasts etc. sobre como desenvolver seu negócio. Isso é incrível e maravilhoso, mas também é esmagador. Tente reduzir essas coisas e se concentrar em aprender uma coisa de cada vez, à medida que o senhor precisar. Para novos blogueiros, recomendo que o senhor priorize o SEO e o Pinterest. À medida que o senhor adquire essas bases sólidas, pode se concentrar em outros aspectos.
  • Priorizar. Entre o seu site, todas as diferentes plataformas de mídia social, o trabalho de marca que o senhor pode estar fazendo, etc., pode ser muito difícil fazer malabarismos. Priorize as coisas que causam o maior impacto no resultado final para o senhor e deixe o resto de lado. Por exemplo, não dou prioridade ao Twitter porque ele não gera tráfego. Tenho alguns compartilhamentos sociais do tipo “configure e esqueça”, mas raramente entro ativamente nessa plataforma (a menos que eu esteja vendo os tweets do Bachelor – não compartilhe nenhum spoiler!)
  • Não se esqueça do sono e dos exercícios. Quando tudo está dando errado, é fácil justificar ficar acordado até tarde para continuar trabalhando nisso, ou pular o treino porque “não há tempo hoje”. Posso quase garantir que essas escolhas não resultarão em nenhum progresso adicional em seus negócios e quase certamente farão com que o senhor se sinta pior em geral se elas se tornarem um hábito.
  • Criar apenas para criar. A maioria de nós nesse campo tem algum amor pela criação, seja por meio da escrita, fotografia, vídeos ou outro aspecto do pensamento do lado direito do cérebro. Podemos ficar atolados em SEO e tags de título, processar fotos e tudo o mais. Embora eu o incentive 100% a fazer essas coisas na maioria das vezes, às vezes é bom dar um passo atrás e simplesmente criar de uma forma que o faça se sentir bem. (Foi por isso que decidi escrever este post).
  • Lembre-se de sua saúde mental. Se o senhor sentir que suas dificuldades no trabalho (ou em casa) estão começando a afetar sua saúde mental, procure ajuda. Isso pode ser tão simples quanto ioga ou meditação, mas também pode ser encontrar um bom terapeuta. Ser blogueiro é uma profissão muito divertida, mas pode ser reconhecidamente solitária às vezes, o que pode agravar as dificuldades com as quais o senhor está lidando. Não é vergonha nenhuma procurar ajuda profissional, se necessário.

Espero que esta publicação tenha sido útil para o senhor. Provavelmente tem erros de digitação; estou tentando escrevê-lo rapidamente enquanto meu marido dá banho no meu filho, antes que ele comece seu jogo habitual de “mas eu NÃO estou cansado!”. 😉 Se o senhor tiver mais ideias para compartilhar, não hesite em deixá-las nos comentários.

Compartilhar é cuidar!

Scroll to top