Como os blogueiros podem usar a inteligência artificial para escrever artigos de blog (e muito mais!)

Uncategorized

Como blogueiro, sua meta é sempre publicar conteúdo de qualidade que envolva seus leitores. O senhor quer responder às perguntas deles, resolver seus problemas e ajudá-los de verdade. Mas com a quantidade de conteúdo concorrente publicado na Web todos os dias, é difícil acompanhar o ritmo. O senhor tem seu novo melhor amigo: inteligência artificial para escrever em blogs.

Antes que eu perca o senhor – não se preocupe, eu estava muito cético quando comecei a usar um redator de blog com IA. Pensei: “Como é que isso vai funcionar?” Mas tem sido um divisor de águas!

A IA me ajuda a publicar posts cinco vezes mais rápido do que antes, o que me permite publicar conteúdo de qualidade e otimizado para SEO com mais frequência nos cinco blogs que possuo.

E ela pode fazer o mesmo pelo senhor!

Divulgação: Esta publicação contém links de afiliados. Como afiliado, recebo uma comissão sobre compras qualificadas.

O que é Inteligência Artificial (IA)?

Vamos começar com o básico: inteligência artificial é qualquer sistema de computador que possa ser “treinado” para realizar tarefas semelhantes às dos seres humanos.

A maioria dos redatores de IA no mercado atualmente usa uma combinação de processamento de linguagem natural, aprendizado de máquina e redes neurais profundas para treinar a IA sobre como escrever posts de blog. Muitos utilizam o GPT-3, um modelo de linguagem autorregressivo, que foi introduzido em 2020. Essa tecnologia foi treinada em 10% da Internet naquela época e tem bilhões de parâmetros de aprendizagem.

Como a IA funciona para blogueiros?

A IA funciona para os blogueiros escrevendo o conteúdo do post do blog usando uma voz humana. Há várias ferramentas de IA no mercado que podem ser usadas, e cada ferramenta tem maneiras diferentes de atingir esse objetivo.

As ferramentas mais avançadas (como a Jasper – anteriormente conhecido como Jarvis – que é o meu favorito) permitirá que o senhor crie conteúdo longo em um editor semelhante ao Google Docs.

O senhor pode dar ao redator de IA uma descrição do conteúdo sobre o que deseja que ele escreva, pressionar compor e, em seguida, deixá-lo ir! As ferramentas avançadas também podem ter comandos incorporados, para que o senhor possa “dizer” à IA para fazer algo na publicação – por exemplo, “escreva uma conclusão de blog sobre o tópico X” ou “faça uma lista de 10 suplementos para smoothies saudáveis”.

Outras ferramentas com software menos avançado ainda podem funcionar, mas talvez sejam um pouco mais complicadas. Por exemplo, talvez o senhor tenha que usar vários modelos – um para a introdução, outro para o esboço do blog e, em seguida, um expansor de conteúdo para criar mais palavras em cada um desses pontos do esboço.

Na minha opinião, é melhor usar uma das melhores ferramentas do mercado se o senhor quiser criar um blog com IA, pois isso faz uma enorme diferença na velocidade de criação de um post.

Há muitas ferramentas no mercado. Qualquer boa ferramenta de IA deve escrever conteúdo original. Assim como nós, humanos, sintetizamos informações e escrevemos, é isso que a IA está fazendo. (Não recomendo o uso de ferramentas que sejam apenas raspadores de artigos e spinners).

Aqui estão alguns exemplos de ferramentas que o senhor pode encontrar:

  • Jasper (anteriormente Jarvis) – O absoluto melhor do mercado no momento. Veja a seção e o vídeo abaixo para obter mais informações!
  • Peppertype – Essa opção tem um preço mais baixo e inclui um ótimo resultado (com base na minha experiência), mas atualmente não tem um editor de formato longo. O senhor pode montar um post de blog usando os modelos de formato curto, mas isso leva mais tempo para ser feito. É uma ótima opção se o senhor estiver apenas procurando ajuda de IA para coisas como textos de anúncios do Facebook, introduções de blogs ou respostas do Quora, e estiver com um orçamento limitado. (Como observação, acredito que a inclusão de um editor de formulários longos está em andamento).
  • Kafkai – Não recomendado. Esse programa funciona de forma um pouco diferente dos outros. O senhor escolhe um nicho e, em seguida, o programa gera um artigo aleatório para o senhor (também é possível fornecer um pouco mais de orientação, dando-lhe algumas orientações sobre o que escrever). Em teoria, parece legal, mas, na minha experiência, o resultado tem sido péssimo. Os artigos que recebi não precisavam de uma pequena edição, eles precisavam basicamente ser reescritos.
  • Rytr – Essa ferramenta tem uma interface agradável, mas não acho que os resultados sejam de alta qualidade como algumas das outras ferramentas com textos longos para blogs. Acho que ela faz um bom trabalho ao delinear o post e, em seguida, o senhor pode usar uma função de parágrafo para expandir cada título de seção. Alguns desses resultados são bons, outros não. Como o editor de formulários longos exige que o usuário use essa função de expansão de parágrafo ou seção – em vez de ter um botão de composição que pode continuar a ser clicado – ele é um pouco desajeitado e limitado nas postagens longas.
  • CloserCopy – Esse programa se orgulha de escrever textos avançados de vendas para redatores, mas também pode ser usado para escrever em blogs. Eles não usam o GPT-3, mas sim outra forma de tecnologia. Eu não o utilizei pessoalmente, mas conheço outras pessoas que gostam dele.
  • Frase – Esse programa foi realmente projetado com o SEO em mente e tem sido outra das minhas ferramentas favoritas. Originalmente, ele era usado para analisar as 20 principais SERPs, analisar as perguntas que as pessoas fazem sobre o tópico, criar resumos de conteúdo e analisar o sucesso do seu artigo sobre o tópico. Desde então, eles adicionaram um redator de IA que permite que o senhor crie conteúdo longo diretamente na ferramenta, integrando-se aos outros recursos. Pessoalmente, acho que os resultados da IA ainda não são tão bons quanto os do Jasper, mas definitivamente há potencial e sei que eles estão constantemente fazendo melhorias.
  • MarketMuse – Um pouco semelhante ao Frase, o MarketMuse é uma ferramenta combinada de SEO e IA. O senhor pode criar resumos de conteúdo e usar a IA para escrever um primeiro rascunho. No entanto, eu mesmo não usei o MarketMuse.

Independentemente da ferramenta que escolher, é quase certo que o senhor queira selecionar um plano que permita caracteres ilimitados. Até mesmo as melhores ferramentas de IA às vezes emitem palavras sem sentido, e o senhor quer poder apagá-las rapidamente e voltar a trabalhar sem se preocupar se está usando o limite de caracteres.

Um robô apontando para sua cabeça.Um robô apontando para sua cabeça.

Jasper: O melhor escritor de IA para blogueiros

Jasper (anteriormente conhecido como Jarvis) é o melhor redator de IA do mercado no momento. Ele tem vários modelos (de textos de anúncios do Facebook a perguntas envolventes para respostas do Quora), mas o mais importante para os blogueiros é que ele oferece o melhor editor de formulários longos de todos os programas de IA que já experimentei.

Nota rápida antes de prosseguirmos – O senhor precisará do plano de modo chefe para o editor de formulários longos, não para o plano inicial. O plano boss mode não apenas dá acesso ao editor de formulários longos, mas também permite que o usuário escreva comandos no editor de formulários longos ou use “receitas” – comandos de modelo que permitem a criação rápida e fácil de conteúdo.

Quando estiver pronto para escrever uma postagem no blog, o senhor acessará o editor de formulários longos, dará a ele alguma orientação sobre o que escrever (por meio do modelo de fluxo de trabalho do blog ou de comandos no editor) e, em seguida, pressionará “compose” – o Jasper fará todo o trabalho a partir daí!

O senhor pode pressionar o botão “compor” quantas vezes for necessário para criar uma postagem completa. Se achar que Jasper está se desviando para outra tangente, o senhor pode guiá-lo de volta criando alguns títulos para delinear sua postagem. O senhor não tem certeza de quais títulos usar? O senhor pode usar o esboço da postagem do blog para dar algumas ideias ou usar um comando para orientá-lo.

Aqui está um vídeo útil que mostra exatamente como isso funciona, além de compará-lo com duas das outras opções no mercado:

Depois que o Jasper escrever sua postagem, o senhor ainda precisará revisá-la e editá-la. Certifique-se de verificar os fatos, pois o Jasper nem sempre fornece informações corretas. Acrescente quaisquer referências ou pesquisas úteis que possam tornar seu conteúdo mais completo.

Além disso, passe sua postagem por um verificador de plágio como o CopyScape. É muito raro que o senhor tenha algum problema com o conteúdo gerado por IA, pois ele é todo original, mas é sempre uma boa prática fazer isso por precaução.

A essa altura, o senhor deve ter uma postagem de blog incrível que está quase pronta para ser publicada! Considere estas poucas dicas para ajudar a torná-lo mais envolvente:

  • Se necessário, brinque com a formatação da postagem – marcadores, listas numeradas e subtítulos são ótimas maneiras de quebrar o texto e manter as pessoas envolvidas.
  • Dê aos leitores uma chamada para ação na publicação. Pode ser algo simples, como pedir que compartilhem a postagem nas redes sociais, que façam o download de um brinde para incluí-los em sua lista de e-mails ou talvez incentivá-los a testar uma avaliação gratuita de uma oferta de afiliado que o senhor esteja promovendo.
  • Inclua recursos visuais atraentes (podem ser imagens de banco de imagens, imagens originais, infográficos ou talvez um vídeo incorporado).
  • Considere adicionar citações de especialistas do setor se isso fizer sentido para o artigo.

Embora essas sejam coisas que o senhor está acrescentando por conta própria, pense em quanto tempo economizou ao fazer com que Jasper escrevesse todo o primeiro rascunho da sua postagem!

O senhor pode inscrever-se para uma avaliação GRATUITA do Jasper aqui – não hesite em entrar em contato comigo se o senhor quiser que eu o oriente sobre como usá-lo! (O senhor também pode conferir um uma análise mais detalhada do Jasper).

Prós e contras da IA para escrever em blogs

Como qualquer ferramenta, há alguns prós e contras quando se trata de inteligência artificial para escrever em blogs:

Prós:

  • Produzir conteúdo de maior qualidade com menos tempo gasto com ele.
  • Melhore o tráfego orgânico combinando uma boa pesquisa de palavras-chave com escrita de IA.
  • Aumente o número de publicações em blogs (ou campanhas de marketing por e-mail, publicações em redes sociais etc.) que o senhor pode produzir por semana.
  • Libere mais tempo para criar e comercializar outros produtos, como cursos ou serviços, com os quais o senhor pode ganhar mais dinheiro!

Contras:

  • Pode parecer “não natural” no início usar um sistema de computador para escrever posts, especialmente se o senhor estiver acostumado a fazer tudo sozinho
  • Pode ser limitado quanto à capacidade de reproduzir “sua voz” (embora muitas vezes seja possível instruir determinadas ferramentas a escrever em um tom específico).
  • Não é possível criar determinados tipos de postagens (ainda), como receitas ou planos de treinamento
  • Curva de aprendizado para usar a ferramenta.

Em suma, acho que os prós superam em muito os contras para a maioria dos blogueiros!

Outras maneiras pelas quais os blogueiros podem usar a IA

Se o senhor adquirir o Jasper ou qualquer outra ferramenta de IA, não se limite apenas a escrever em blogs! O senhor também pode usar a IA para coisas como…

  • Criar sequências de marketing por e-mail
  • Escrever um e-book que o senhor usa como um ímã de leads gratuito ou produto pago
  • Criar ideias de conteúdo para mídias sociais
  • Escrever legendas para mídias sociais
  • Escrever roteiros de vídeo para o YouTube
  • Criar respostas rápidas para consultas do HARO (uma ótima maneira de criar backlinks!)
  • Criar respostas rápidas para perguntas do Quora (uma boa maneira de se estabelecer como especialista em um tópico)
  • Elaborar uma lista de ideias para posts de blog
  • Escrever textos publicitários para anúncios do Facebook, pins promovidos, etc.

Considerações finais

Em um mundo repleto de blogs e publicações em mídias sociais disputando a atenção, não há outra opção a não ser adaptar suas estratégias para se manter à tona. É aí que a inteligência artificial entra em ação! A IA pode ajudar o senhor a escrever posts de blog mais rapidamente do que a concorrência. Em conjunto com um bom conhecimento de SEO, isso pode ajudar a aumentar seu tráfego.

Dúvidas? O que o senhor acha? Comente abaixo e me informe! 🙂 O senhor é o senhor?

Sinta-se à vontade para fixar esta postagem e compartilhá-la com outras pessoas.

Um robô apertando a mão de um humano, simbolizando a inteligência artificial trabalhando com blogueiros.Um robô apertando a mão de um ser humano, simbolizando a inteligência artificial trabalhando com blogueiros.

Compartilhar é cuidar!

Scroll to top