Como criar um kit de mídia para blogueiros (+ modelo de kit de mídia gratuito)!

Uncategorized

O senhor se deparou com colegas blogueiros em um grupo do Facebook falando sobre um kit de mídia – e agora está pensando “que diabos é isso”? Ou uma marca lhe pediu um kit e agora o senhor está se esforçando para montar um? Não tenham medo, meus amigos. Vou explicar tudo o que o senhor precisa saber sobre como criar um kit de mídia para blogueiros (ou kit de mídia para influenciadores) – e ainda vou incluir um modelo gratuito para facilitar muito as coisas para o senhor!

O que é um kit de mídia?

Vamos começar com o básico. Um kit de mídia é simplesmente uma visão geral do nicho, do público e das estatísticas do seu blog. Às vezes, as marcas pedem isso quando estão avaliando se o senhor é uma boa opção para uma parceria (como uma campanha de post patrocinado). Ocasionalmente, os parceiros afiliados também podem pedir isso se a empresa tiver seu próprio programa de afiliados internamente.

Seu kit de mídia é um lugar para o senhor mostrar o que torna seu blog especial. Não se preocupe se algumas de suas estatísticas forem um pouco mais baixas do que o esperado. Se esse for o caso, concentre-se em seu nicho ou público exclusivo ou no crescimento recente de seu blog.

Os influenciadores sociais também precisam de um kit de mídia?

Se o senhor é um influenciador de mídia social sem blog, um kit de mídia também pode ser benéfico para você. Ele pode ajudá-lo a ter uma aparência profissional em seu trabalho, destacando-se de outros “influenciadores” que não se importam necessariamente com os resultados para a marca, mas que estão apenas em busca de coisas gratuitas. O senhor incluirá informações muito semelhantes – apenas descreverá sua marca social geral em vez de seu blog. Mas as partes principais, como estatísticas e público, permanecem as mesmas.

O que incluir em um kit de mídia

Cada blogueiro ou influenciador pode ter um conjunto de informações um pouco diferente em seu kit de mídia, dependendo do tempo em que está blogando e de suas estatísticas atuais. Por exemplo, se o senhor já tem um blog e trabalha com marcas há algum tempo, talvez tenha uma seção no seu kit de mídia para “parcerias anteriores”. Mas se estiver apenas começando, talvez não tenha nenhuma delas para incluir (e tudo bem!).

Aqui estão algumas coisas que o senhor deve considerar incluir no seu kit de mídia:

1. Logotipo/nome do blog

Acho que isso é dolorosamente óbvio, mas o senhor deve incluí-los para que as pessoas que o receberem saibam qual é o seu site! Use o logotipo do seu blog no kit de mídia, se o senhor tiver um. Se não tiver um logotipo, um nome digitado é suficiente (embora eu recomende que o senhor faça um logotipo em algum momento).

Se o senhor for um influenciador social sem blog, pense se a sua marca principal é um identificador ou seu nome real e use o que for mais adequado.

2. URL do blog (ou URL social principal)

Inclua o URL do blog em algum lugar do kit de mídia, seja sob o logotipo, na descrição do blog ou nas suas informações de contato. Isso pode parecer óbvio para o senhor com base no nome/logotipo do blog, mas é aconselhável ser mais cauteloso e incluí-lo.

Se o senhor for um influenciador social, talvez queira considerar a inclusão do URL de sua principal rede social.

3. Sobre o blog / público-alvo

O que torna seu blog ou seus canais sociais especiais? Qual é o seu nicho específico? Quem é seu cliente ideal e seu mercado-alvo? Quais são os dados demográficos (idade, gênero, etc.) do seu público? Esses fatores são ideais para serem incluídos e ajudarão uma marca a determinar se o seu site é adequado para uma campanha/parceria.

4. Sobre o senhor

Há algo sobre o senhor pessoalmente que acrescenta um incentivo extra para que as marcas queiram trabalhar com o senhor? Por exemplo, o senhor é um nutricionista que pode agregar credibilidade às mensagens sobre nutrição? Ou o senhor é um instrutor de ioga que tem um grande número de seguidores locais, além de sua presença on-line? Esses aspectos são ótimos para serem incluídos em uma seção “about ____”.

O senhor também deve incluir seu nome completo aqui (parece simples, mas muita gente esquece!) e incluir sua localização. Às vezes, as marcas estão procurando pessoas em determinadas áreas demográficas, portanto, ter sua localização geral prontamente disponível é bastante útil.

5. Foto do senhor

Se tiver um blog que envolva sua vida pessoal – o que significa que o senhor, como pessoa, frequentemente faz parte da sua marca – inclua uma foto sua no kit de mídia. As pessoas se conectam com pessoas.

6. Estatísticas de blog/sociais

O senhor deve incluir estatísticas do seu blog (se tiver um) e de todos os principais canais sociais. Isso pode incluir alguns ou todos os itens a seguir:

  • Visitantes mensais únicos do blog
  • Visualizações mensais de páginas do blog
  • Assinantes de e-mail
  • Seguidores no Facebook
  • Seguidores no Twitter
  • Seguidores no Instagram
  • Seguidores no Pinterest
  • Visualizadores mensais do Pinterest
  • Seguidores do YouTube
  • Estatísticas de crescimento (aumento de X% no número de seguidores de blogs ou canais sociais nos últimos X meses)
  • Estatísticas de engajamento (X% de engajamento no Instagram; média de comentários no blog por publicação)

7. Oportunidades de parceria

Como o senhor gostaria de trabalhar com marcas? Com que tipo de oportunidades de parceria o senhor se sente à vontade para trabalhar? O conteúdo patrocinado e as campanhas sociais são as opções preferidas da maioria das pessoas, mas se o senhor tiver outras ideias criativas além dessas, liste-as!

Aqui estão apenas algumas ideias de como o senhor pode fazer parcerias com marcas:

  • Postagem patrocinada em seu blog
  • Compartilhamentos sociais
  • Anfitrião da festa no Twitter
  • Desenvolvimento de receitas para uso da marca
  • Criação de conteúdo para o blog/canais sociais de uma marca
  • Parceria com embaixador da marca
  • Falar em nome de uma marca
  • Organizar um evento ao vivo (jantar, treino, etc.)
  • Participar de um evento de exposição
  • Criar um desafio on-line

8. Parcerias anteriores

Se o senhor já tem um blog há algum tempo e já fez algumas campanhas patrocinadas, pode incluir uma lista das marcas com as quais trabalhou. Gosto de manter essa seção fluida, por causa da concorrência e da exclusividade.

Por exemplo, digamos que o senhor tenha trabalhado com uma marca de roupas de ginástica há alguns anos e isso esteja no seu kit de mídia. Foi uma publicação única que o senhor gostou, mas não teve nenhum trabalho contínuo com eles. Se, mais tarde, o senhor decidir apresentar outra marca de roupas de ginástica que seja concorrente, provavelmente vai querer evitar ter esse nome/logotipo em suas seções de “estágios anteriores”.

9. Citações, depoimentos e estudos de caso

Se o senhor tiver uma citação ou depoimento de uma marca com a qual já trabalhou, pode ser ótimo incluir isso no seu kit de mídia. Isso lhe dá credibilidade e ajuda as marcas a verem o valor de trabalharem juntas.

Da mesma forma, um estudo de caso pode ser uma ótima opção a ser incluída – embora isso geralmente seja um complemento do kit de mídia, não necessariamente parte dele. Nem sempre incluo isso, mas se estiver propondo uma parceria em andamento ou se precisar de um “empurrãozinho” extra para fechar um negócio, um estudo de caso é útil.

Meu estudo de caso em PDF contém um exemplo específico de uma marca com a qual fiz parceria, o que fizemos juntos e, o mais importante, os resultados que a marca obteve. O senhor também pode incluir um depoimento e/ou informações de contato dessa marca aqui, se ela concordar com isso.

O senhor deve incluir tarifas no seu kit de mídia?

Pergunte a 100 blogueiros e o senhor provavelmente encontrará uma divisão de 50/50 no meio sobre isso. Prefiro não incluir minhas tarifas e conversar com a marca com base no que ela gostaria de ter em uma parceria e em seu orçamento. Outros blogueiros preferem incluir as tarifas antecipadamente para eliminar facilmente as empresas que estão procurando trabalho gratuito/barato. Escolha o que for melhor para o senhor!

Recomendo fazer uma lista simples de tarifas para suas principais ideias de parceria para que, se uma marca as solicitar, o senhor possa produzir essa lista de forma rápida e fácil. Isso é algo que pode (e deve) ser atualizado à medida que seus seguidores aumentam e o senhor ganha experiência.

Com que frequência atualizar seu kit de mídia de influenciador/blogueiro

Como um kit de mídia contém estatísticas, ele é realmente um documento fluido. O que estava no meu kit de mídia há um ano não refletiria o meu blog hoje. O ideal é atualizar seu kit de mídia a cada um ou dois meses para refletir as estatísticas mais atuais.

É por isso que você deve criar um kit de mídia que possa ser editado com frequência, seja porque está se sentindo criativo e quer criá-lo você mesmo, seja porque quer usar um modelo editável. O que o senhor não quer fazer é contratar alguém para criar um kit de mídia para o senhor e acabar com um arquivo PDF estagnado. Se contratar alguém para projetar um kit, certifique-se de ter o modelo original do arquivo para poder atualizá-lo com frequência.

Modelo gratuito de kit de mídia para blogueiros

Mulher em um laptop com uma sobreposição de texto que diz modelo de kit de mídia gratuitoMulher em um laptop com uma sobreposição de texto que diz modelo de kit de mídia gratuito

Criei um modelo de kit de mídia gratuito para o senhor por meio do Canva! É totalmente gratuito para o senhor usar esse modelo e editá-lo adequadamente.

Mas antes de editar qualquer coisa, por favor siga estas instruções e NÃO EDITE O ARQUIVO ORIGINAL! ->

  1. Visite o link aqui para acessar o modelo.
  2. Clique em “File” (Arquivo) – o senhor deve vê-lo na parte superior da barra de status.
  3. IMPORTANTE – Escolha “Make a copy” (Fazer uma cópia). Isso abrirá uma nova janela, e a nova janela terá uma cópia do arquivo salva em sua conta do Canva. **Essa é a versão que o senhor deve editar. Não edite o modelo original, pois assim todos os outros verão suas alterações. Já tive que corrigir isso várias vezes porque as pessoas ignoraram as instruções, portanto, faça uma cópia antes de começar a editar!

Agora que o senhor tem a cópia para editar, é tão simples quanto carregar seus próprios logotipos/fotos, alterar as cores para atender às necessidades da sua marca e adicionar o texto apropriado!

Outros modelos ou design de kit de mídia:

Modelos gratuitos:

Canva também tem uma tonelada de modelos gratuitos de kit de mídia para blogger. Apenas navegar por eles e o senhor encontrará centenas que podem se adequar ao estilo e às necessidades de sua marca.

Modelos pagos:

O senhor pode encontrar modelos pagos em sites como Mercado Criativo. Como eles são pagos, é provável que haja menos deles circulando pela blogosfera, o que significa menos chances de o senhor ter o mesmo visual de outro blogueiro.

Design de kit de mídia DIY:

Obviamente, o senhor também pode criar seu próprio kit de mídia do zero. Pense na estética geral e na aparência do seu blog, bem como nas cores que o senhor usa no site. O senhor pode usar sites como o Canva ou o PicMonkey, ou programas como o Photoshop, para criar um kit de mídia.

Design de kit de mídia pago:

Se quiser algo realmente exclusivo, mas não tiver um pingo de criatividade quando se trata de design gráfico, considere a possibilidade de contratar alguém para criar seu kit de mídia. Novamente, certifique-se de ter uma cópia editável para que possa atualizá-la com o tempo.

Espero que todas essas informações sejam úteis para o senhor preparar seu kit de mídia de influenciador/blogueiro! Agora é hora de começar a conseguir essas parcerias com marcas e ganhar dinheiro!

Compartilhe comigo: O senhor já criou um kit de mídia para influenciadores ou blogueiros? Ele foi útil para o senhor entrar em contato com as marcas? Que outras perguntas o senhor tem sobre kits de mídia?

Compartilhar é cuidar!

Scroll to top