Análise do KeySearch: Como obter mais tráfego no blog com a pesquisa de palavras-chave!

Uncategorized

O senhor deseja ver um aumento real e sustentável no tráfego do blog? Saiba tudo sobre por que o senhor precisa se concentrar em SEO – e como o KeySearch o ajudará!

(Esta análise do KeySearch está atualizada para 2019, e eu a atualizarei periodicamente com todos os novos recursos que forem lançados).

Divulgação: esta publicação contém links de afiliados. Como afiliado, recebo uma comissão sobre compras qualificadas. Isso não altera sua experiência de usuário de forma alguma.

O erro que a maioria dos blogueiros comete com SEO

Se o senhor já frequenta a blogosfera há algum tempo, provavelmente já se deparou com pessoas falando sobre SEO – otimização para mecanismos de busca. E se o senhor for como eu, provavelmente baixou o plugin Yoast, certificou-se de que estava recebendo o sinal verde e achou que estava pronto para navegar tranquilamente até os melhores resultados do Google. (Por favor, diga-me que não fui o único!)

Mas o problema é o seguinte: o Yoast é incrível, mas é apenas uma lista de verificação. Ele o lembra das coisas que o senhor deseja fazer na página. Coisas como certificar-se de que sua palavra-chave apareça algumas vezes, certificar-se de que ela esteja no título, certificar-se de que esteja em um texto alternativo.

Mas o que ele não faz é dizer se a palavra-chave que o senhor está segmentando é boa ou não. Essa é a verdadeira chave para uma boa estratégia de SEO, e é aí que o KeySearch entra em cena. O KeySearch ajudou a dobrar o tráfego do meu blog no meu site principal em cerca de um ano!

Vamos fazer um backup – O que exatamente é SEO?

SEO significa otimização de mecanismos de busca. Essencialmente, o objetivo de otimizar seu site para mecanismos de pesquisa é tentar direcionar mais tráfego para seu site por meio de pessoas que pesquisam no Google (ou no Bing, ou em qualquer outro mecanismo de pesquisa).

O senhor quer que as pessoas encontrem seu conteúdo por meio dessas pesquisas no Google. O Google O objetivo é exibir primeiro o conteúdo melhor e mais relevante para o usuário.

Isso faz sentido. Digamos que eu estivesse procurando informações sobre como treinar para um Ironman. Primeiro, eu gostaria de obter conteúdo de alta qualidade de sites especializados em treinamento de triatlo. E, com certeza, é isso que recebo: resultados do site do Ironman, Active, Training Peaks, etc. Todos bem conhecidos e confiáveis no mundo do fitness:

Exemplo de resultados de pesquisaAmostra de resultados de pesquisa

Então, se o senhor é um blogueiro que escreve sobre o treinamento para o Ironman, como pode competir com eles?

Seu objetivo, como blogueiro, é publicar conteúdo incrível e abrangente para que o Google reconheça seu conteúdo como merecedor de um dos 10 primeiros lugares.

É claro que há muitos fatores que influenciam o reconhecimento do Google: o conteúdo em si, os backlinks para o conteúdo (indicando que outras pessoas o consideraram valioso o suficiente para criar um link para ele), a relevância do conteúdo para o seu site etc.

Mas, para simplificar o início, quando o senhor publicar uma postagem, pergunte-se: “Este poderia ser um dos 10 melhores conteúdos da Internet para este tópico?”

Para obter resultados incríveis de SEO, esse é o objetivo que o senhor deve ter.

Agora, existem algumas ferramentas e estratégias que o senhor pode usar para selecionar os tipos de palavras-chave que aumentarão a probabilidade de sucesso. E recomendo enfaticamente que o senhor use uma delas, seja ela KeySearch ou outra ferramenta de pesquisa de SEO! Gostaria de ter usado isso no meu primeiro site quando comecei – não teria 200 peças de conteúdo antigo que nunca estão sendo encontradas.

Como usar o KeySearch para ajudar no SEO

KeySearch tem muitas funcionalidades, mas, de longe, a que mais uso é a ferramenta de pesquisa de palavras-chave. É ela que o ajudará a escolher as melhores palavras-chave para focar nas postagens do seu blog.

Digamos que o senhor queira pesquisar possíveis tópicos de posts para escrever. O senhor digita suas palavras-chave no KeySearch e verá vários dados. Aqui estão quatro áreas importantes a serem observadas:

a) Volume de pesquisa

Esse número informa ao senhor aproximadamente quantas pessoas estão pesquisando essa frase específica a cada mês.

Isso é muito importante! Não importa se o senhor está em primeiro lugar no Google para alguma coisa se ninguém estiver pesquisando por ela. Tenho uma receita de “butter bean blondies” em um dos meus sites e achei que era uma receita muito inteligente e, com certeza, ela está classificada na primeira página para esse termo. Mas o problema é que absolutamente ninguém pesquisa esse termo e, portanto, há muito pouco tráfego para essa publicação.

Captura de tela de uma pesquisa de palavra-chave no KeySearchCaptura de tela de uma pesquisa de palavra-chave no KeySearch

b) Pontuação da concorrência

Isso informa ao senhor aproximadamente qual será a dificuldade de classificação para essa palavra-chave. Esse é um dos melhores recursos do KeySearch. Existem muitas ferramentas gratuitas que lhe darão pontuações de concorrência, mas elas geralmente se baseiam na concorrência de publicidade e não na concorrência de classificação. O KeySearch estima uma pontuação sobre a dificuldade de classificação para essa palavra-chave.

As pontuações de dificuldade de palavras-chave do KeySearch são fornecidas de três maneiras: numérica, codificada por cores e por dificuldade. Todas elas significam a mesma coisa, o código de cores é apenas uma maneira fácil de navegar rapidamente.

Do mais fácil ao mais difícil, eis o que o senhor verá nas pontuações da concorrência:

  • Adolescentes – azul – competição fácil
  • Vinte anos – verde claro – concorrência bastante fácil
  • Anos 30 – verde – competição fácil-moderada
  • Anos 40 – bronzeado – concorrência moderada
  • Anos 50 – vermelho – concorrência bastante difícil
  • Anos 60 – vermelho escuro – concorrência muito difícil

Quanto menor a pontuação, melhor. Pode ser difícil encontrar um equilíbrio entre volume suficiente e concorrência não muito alta. Mas quando o senhor encontrar as palavras-chave que atendem às suas necessidades e não são muito competitivas, ficará muito animado!

O senhor também pode ter uma ideia de uma concorrência aproximada a ser atingida colocando seu website na seção “explorer”. No entanto, não se preocupe muito se esse número for baixo. Quando o senhor é novo, esse número provavelmente será muito baixo e talvez tenha dificuldade para encontrar palavras-chave abaixo dele. Apenas chegue o mais próximo possível desse número.

c) Os 10 principais resultados do Google

Outra coisa que o senhor verá quando fizer uma pesquisa é um detalhamento dos 10 principais resultados de pesquisa. Isso o ajudará a analisar as oportunidades de entrar nesses 10 principais resultados.

Ele fornecerá informações sobre a autoridade do domínio e da página (que alguns argumentam ser questionáveis nos resultados de SEO, mas tive boa sorte em mantê-las em mente). Ele também fornecerá informações sobre se a palavra-chave está no título, na meta descrição ou no URL.

d) Palavras-chave relacionadas

É aqui que o senhor provavelmente gastará muito do seu tempo! Muitas vezes, as palavras-chave iniciais que o senhor digitará não terão volume suficiente ou terão muita concorrência.

É aí que o senhor pode ir para as palavras-chave relacionadas para encontrar algumas opções que possam ser adequadas.

A primeira coisa que gosto de fazer com as palavras-chave relacionadas é filtrá-las para pesquisas de 300 a 500 ou mais. Alguns especialistas em SEO recomendam 1.000, outros dizem para o senhor não ir abaixo de 2.000, mas, para os meus nichos, 300-500 parece ser um bom número de referência. É claro que sempre quero um volume maior, mas se houver uma palavra-chave muito boa com 300 pesquisas e com pouquíssima concorrência, vejo valor em escrever para ela.

Em seguida, analiso a lista de palavras-chave relacionadas e vejo quais delas podem ser bons tópicos de blog, verificando o volume e a concorrência de cada uma. É assim que o senhor encontrará algumas das melhores ideias de palavras-chave!

Veja um exemplo: digamos que eu quisesse fazer um post sobre óleos essenciais e, originalmente, pensei em escrever sobre os “melhores óleos essenciais orgânicos”. Mas quando verifico isso, a pontuação da concorrência está na faixa moderada. Mas então vejo que a palavra-chave relacionada abaixo dela é “óleos essenciais para energia”, que não só está na faixa de concorrência razoavelmente fácil, mas também tem mais pesquisas por mês (4.400 contra 880)!

Captura de tela do KeySearchCaptura de tela do KeySearch

Tutorial de pesquisa de palavras-chave do KeySearch

Todos os elementos do KeySearch que listei acima provavelmente parece um pouco complicado, mas prometo que é realmente muito fácil de usar! Aqui está um vídeo rápido de 10 minutos que orienta o senhor sobre todos os aspectos acima e mostra exatamente como fazer a pesquisa de palavras-chave!

O que fazer com a palavra-chave correta

Digamos que o senhor tenha encontrado uma boa palavra-chave para a sua postagem – uau!

A partir daí, o senhor deve escrever sua postagem e tentar ser o mais útil possível para o leitor. Para a maioria das postagens de tópicos, isso significa escrever conteúdo abrangente e longo que responda a perguntas, resolva problemas ou ofereça uma visão exclusiva sobre um tópico.

Então, secundário a issoSe o senhor não tiver uma palavra-chave, lembre-se destas dicas para garantir que sua palavra-chave esteja nos lugares certos:

  • Título de sua postagem (conhecido como H1)
  • Naturalmente, ao longo da postagem algumas vezes (o senhor não precisa fazer isso tantas vezes quanto alguns plugins de SEO solicitam!)
  • Primeiro parágrafo, quando possível (de preferência nas duas primeiras frases)
  • Em pelo menos um subtítulo com marcação H2, se fizer sentido (blogueiros de alimentos – não otimize demais aqui!)
  • Inserido naturalmente no texto alternativo de pelo menos uma imagem
  • Em sua meta-descrição (que o senhor insere usando o plug-in Yoast)

Além disso, considere colocar o rascunho de sua postagem no “assistente de conteúdo” do KeySearch. Isso lhe informará a contagem média de palavras dos 10 principais resultados para a palavra-chave e como sua postagem se compara a ela. Ele também informará se há alguma palavra-chave adicional relacionada, comumente encontrada nesses 10 principais resultados, que esteja faltando em sua postagem, e então o senhor poderá incluí-la, se for o caso.

A outra parte do SEO: Backlinks

Esta postagem foi centrada em como usar o KeySearch para identificar as melhores palavras-chave para as postagens do seu blog. Mas lembre-se de que o fato de o senhor escrever uma postagem incrível não significa necessariamente que ela subirá imediatamente para a primeira página do Google. Há muitos fatores on-page que contribuem para que um post suba nas classificações (como os mencionados acima), mas também há fatores off-page. Um dos aspectos mais importantes nessa área são os backlinks.

Um backlink é quando outra pessoa faz um link para o seu site. Em geral, quanto mais pessoas fizerem backlinks, e quanto maior for a qualidade desses links, melhor será o desempenho do seu site no tráfego orgânico.

Links de maior qualidade referem-se à reputação e à força do domínio. Por exemplo, se eu escrever um post sobre nutrição esportiva no meu blog e receber um link da Runner’s World, isso terá mais peso do que se eu receber um link de um blogueiro novato.

Entrar na estratégia de backlinks está um pouco além do escopo deste post, mas farei outro post sobre isso em breve! Enquanto isso, concentre-se apenas na criação de um conteúdo incrível que as pessoas naturalmente verão queiram para o qual o senhor deseja criar um link. O senhor também pode tentar contribuir com entrevistas para a mídia por meio de algo como o HARO ou postar como convidado em blogs mais estabelecidos.

Outras funções do KeySearch:

A maior vantagem de usar o KeySearch – na minha opinião – é a incrível pesquisa de palavras-chave que o senhor pode fazer, que ajudará a orientar as postagens que escrever. Mas há também vários outros recursos que são muito úteis. Entre eles estão:

  • Explorador – Isso permite que o senhor analise seu próprio site ou qualquer outro site. É possível ver uma estimativa da força do seu domínio, as palavras-chave para as quais você já está classificado, um número estimado de backlinks que você tem e os concorrentes.
  • Assistente de conteúdo – Conforme mencionado, ele compara um rascunho da sua postagem com os 10 principais resultados atuais e informa como a contagem de palavras se compara. Ele também fornece outras frases úteis que podem ser boas para incluir.
  • Rastreamento de classificação – Quando o senhor começar a publicar posts com foco em uma determinada palavra-chave, poderá inserir essas palavras-chave no recurso de acompanhamento de classificação. Isso ajudará o senhor a monitorá-las ao longo do tempo para ver onde elas aparecem no Google.

Sua vez (+ Código promocional KeySearch!)

Espero que este post ajude o senhor a começar a pesquisar palavras-chave para um bom SEO! Se estiver procurando por mais algumas dicas, não deixe de conferir também este post sobre SEO para blogueiros de culinária (muitas das dicas são relevantes para todos os blogueiros, não apenas para os de gastronomia).

E, é claro, não se esqueça de inscrever-se no KeySearch para que o senhor esteja pronto para dar o pontapé inicial em seu SEO! O senhor pode inscrever-se aqui e o senhor também pode usar o código promocional KSDISC para economizar 20%.

Compartilhe: O senhor achou esta análise e este tutorial do KeySearch úteis? Que outras perguntas sobre SEO o senhor tem?

Compartilhar é cuidar!

Scroll to top