O guia definitivo para publicações patrocinadas em blogs

Uncategorized

O senhor já está no mercado de blogs há algum tempo, mas quer desenvolver mais parcerias com marcas? Ou talvez o senhor seja novo nesse campo e esteja pensando em conseguir sua primeira colaboração? De qualquer forma, os recursos abaixo o ajudarão a navegar por tudo o que o senhor precisa saber quando se trata de garantir e escrever posts patrocinados em blogs.

O que é um post de blog patrocinado?

Um post de blog patrocinado é quando uma marca paga para que o senhor apresente o produto ou serviço dela em um post de blog. Ao contrário do marketing de afiliados, em que o senhor ganha uma taxa com base nas vendas, o conteúdo patrocinado geralmente é pago como uma taxa fixa.

Por exemplo, digamos que uma marca de fitness queira pagar o senhor para fazer uma postagem patrocinada no blog apresentando o vestuário dela. Dependendo do seu site e do estilo típico de postagem, isso pode parecer uma postagem de avaliação de produto ou uma postagem de treino em que o senhor inclui o vestuário (por exemplo, “Adoro as leggings da marca XYZ para esse treino, porque elas ficam firmes e não sobem!”).

Outro exemplo pode ser uma marca de alimentos – talvez uma empresa de aveia queira pagar o senhor para criar uma receita com a aveia deles. O senhor desenvolveria e fotografaria a receita e incluiria os atributos da marca na publicação.

Tecnicamente, os posts patrocinados podem ser em forma de dinheiro, produtos ou viagens, mas eu aconselho o senhor a trabalhar por dinheiro.

Embora no início da minha carreira de blogueiro eu tenha feito alguns acordos baseados em produtos – acho que muitos de nós já fizemos isso! – o senhor perceberá rapidamente que o tempo que gasta na maioria das postagens patrocinadas do blog supera em muito o valor de um pequeno produto. (Obviamente, pode haver exceções para grandes produtos ou acordos de viagem, e só o senhor saberia se isso é confortável para você ou não).

Uma publicação de blog patrocinada NÃO é:

  • Uma postagem de convidado de um colega blogueiro. As postagens de convidados devem ser reservadas para blogueiros ou profissionais que o senhor conhece e/ou confia. Elas são escritas pelo outro blogueiro e, normalmente, incluem um ou dois backlinks para o site dele. O objetivo dos guest posts é ajudar a desenvolver o SEO. Normalmente, os guest posts são feitos gratuitamente pela outra parte.
  • Um e-mail oferecendo pagamento para que o senhor adicione um link a um post. Essa é uma estratégia comum de link building, mas eles estão procurando links do-follow, o que não é recomendável para um acordo pago. Qualquer coisa pela qual o senhor seja pago deve ser um link no-follow (mais detalhes sobre isso mais abaixo).

Estação de trabalho para blogsEstação de trabalho para blogs

Como o senhor consegue posts de blog patrocinados?

Normalmente, há três maneiras de garantir parcerias de conteúdo patrocinado:

1. Redes de blogueiros

Essa é a opção com a qual muitos blogueiros começam, mas é preciso avaliar se é uma boa escolha para o senhor.

As redes são sites de terceiros que atuam como intermediários entre blogueiros e marcas. Eles agregam oportunidades de várias marcas e o senhor se candidata a essas oportunidades por meio da rede. O senhor só será notificado se for selecionado.

Algumas redes também entram em contato diretamente se acharem que o(a) senhor(a) é adequado(a) para uma campanha de uma determinada marca, mas isso tende a ser menos comum do que as oportunidades no estilo de inscrição.

Prós de usar uma rede: Há muitas oportunidades de marcas agregadas em um só lugar; é uma maneira de entrar em contato com marcas com as quais talvez não tenha pensado em trabalhar anteriormente; facilita a candidatura rápida a várias oportunidades.

Contras: Taxas mais baixas para publicações patrocinadas em blogs. Esse é, de longe, o maior ponto negativo. Como a rede geralmente fica com uma parte da marca, as taxas são geralmente mais baixas do que se o senhor fizer uma proposta diretamente.

Se o senhor quiser tentar verificar as redes, aqui estão algumas que podem valer a pena. Observe que algumas podem ter requisitos mínimos (visualizações de página ou seguidores sociais) para participar, enquanto outras podem estar abertas a todos:

Há algumas outras redes, como Heartbeat e Linqia, mas a remuneração delas costuma ser muito baixa. Mas o senhor pode ficar à vontade para dar uma olhada neles, se quiser!

2. A marca entra em contato com o senhor

O senhor já recebeu um e-mail de uma marca que adora pedindo para trabalharmos juntos?

Se sim – yahoooooo!

Se não, não se preocupe, meu amigo.

As marcas têm centenas de milhares de blogueiros e influenciadores para analisar. Talvez elas ainda não tenham se deparado com seu site. Isso não é problema.

Um dos maiores erros que acho que as pessoas cometem é esperar que as marcas entrem em contato com elas. Embora seja ótimo quando isso acontece, o senhor está perdendo muitas oportunidades se esse for seu único modelo de negócios. É por isso que sempre recomendo criar relacionamentos com as marcas e apresentá-las diretamente (consulte a próxima seção).

Além disso, lembre-se de que há muitas pessoas suspeitas que tentam tirar proveito de novos blogueiros. Elas podem dizer que querem fazer um post patrocinado, mas oferecem apenas um desconto de 40% em seus itens. Como esta mensagem do Insta que recebi recentemente…

Uma captura de tela de uma solicitação de publicação patrocinada no blogUma captura de tela de uma solicitação de post de blog patrocinado

Esse não é um acordo normal de conteúdo patrocinado – por favor, não caia nessa. O senhor nunca deve pagar para criar conteúdo em nome da marca de outra pessoa. O senhor deve ser pago (de forma justa) pelo seu tempo se o relacionamento exigir a publicação. (Certamente há oportunidades de afiliados em que o senhor só receberia uma comissão, mas não há *exigências* de postar um número X de vezes para essas oportunidades).

3. O senhor apresenta as marcas

Esse é, de longe, meu tipo favorito de parceria, porque a) o senhor pode ser proativo e fazer com que elas aconteçam, e b) a remuneração é muito melhor do que a das redes de influenciadores.

A apresentação de propostas diretamente também lhe dá mais controle sobre a solicitação/entregas, e geralmente o senhor pode se vender um pouco melhor quando se comunica diretamente com uma marca

É provável que sua melhor chance de apresentar propostas a marcas venha de relacionamentos que o senhor desenvolve ao longo do tempo. Por exemplo, talvez o senhor conheça uma marca de alimentos em uma exposição e a mencione nas redes sociais. Mais tarde, o senhor envia um e-mail ao representante sobre um artigo interessante que ouviu relacionado a um interesse comum. E, depois disso, o senhor vai para a apresentação para trabalharem juntos.

Mas isso não significa que essa seja sua única chance – as apresentações frias também podem funcionar bem. Se o senhor não conhece a pessoa certa para entrar em contato, tente encontrar contatos por meio de comunicados à imprensa, do site da empresa ou enviando mensagens para a empresa nas mídias sociais.

Quando falo com as marcas, geralmente o faço de duas maneiras:

a) Se vou apresentar um pequeno projeto único, descreverei minha proposta em um e-mail.

Isso incluiria um resumo rápido de:

  • por que a marca é adequada para seu público
  • como um post patrocinado beneficiaria a marca
  • uma ideia específica para a parceria

b) Se eu for propor uma parceria de longo prazo, primeiro iniciarei uma conversa com a marca (geralmente por telefone ou e-mails) e depois perguntarei se posso elaborar uma proposta completa.

Essa proposta inclui as mesmas informações mencionadas acima, mas entra em muito mais detalhes, inclui imagens ou amostras de trabalho e também inclui um detalhamento de vários resultados.

Por exemplo, eu poderia apresentar uma série de 5 posts de blog e incluir uma lista de palavras-chave otimizadas para SEO que acredito que possam funcionar bem para as postagens da proposta. Ou, na primeira seção, quando discuto uma oportunidade relacionada à marca, posso compartilhar capturas de tela de perguntas que recebi no blog relacionadas a esse tópico. Basicamente, estou tentando dar vida a uma parceria na cabeça dos senhores.

Também tento incorporar minha personalidade nessas apresentações, para que a marca possa entender como é trabalhar comigo. Por exemplo, sou conhecido por incluir um ou dois trocadilhos em cada proposta que faço. O senhor provavelmente pode adivinhar com qual marca parceira essa proposta estava relacionada…. 😉

Exemplo de um trocadilho em uma proposta de blogExemplo de trocadilho em uma apresentação de blog

E, por fim, incluirei um detalhamento de preços específico para essa proposta na última página.

Levo algumas horas para elaborar essas propostas, mas elas são altamente eficazes e sempre prefiro trabalhos de longo prazo a negócios pontuais.

Quanto o senhor cobra por uma publicação patrocinada no blog?

Não há uma resposta certa para essa pergunta.

Eu diria que as taxas de posts patrocinados geralmente variam de US$ 200, no limite mínimo, para um novo blogueiro com um mínimo de visualizações de página, até mais de US$ 3.000 para blogueiros estabelecidos e especialistas em sua área. Isso seria para um post patrocinado, e essa é a faixa de mercado, não necessariamente o que estou dizendo para o senhor cobrar.

Alguns fatores que influenciam o preço…

  • Nicho – um nicho muito específico que se alinhe altamente com a marca pode exigir um pagamento mais alto
  • Visualizações de página – visualizações de página mais altas podem exigir um pagamento mais alto, especialmente se o senhor puder mostrar visualizações de página altas em conteúdo patrocinado anterior
  • Seguimento social – mais seguidores = mais dinheiro
  • Compartilhamentos sociais – Em geral, um post patrocinado incluiria um compartilhamento em cada uma das principais plataformas, mas se a marca estiver solicitando compartilhamentos adicionais além disso, seria motivo para aumentar seu preço
  • Tamanho da lista de e-mails – lista maior = benjamins maiores
  • Compromisso – se o senhor tiver um público menor, mas ele for extremamente engajado, isso lhe dará uma vantagem para cobrar mais
  • Tipo de postagem (ou seja, revisão vs. receita vs. exercício vs. outro) – quanto mais tempo o senhor levar para criar, mais dinheiro deverá cobrar
  • Especialização (ou seja, credenciais, formação) – seu nome e credibilidade estão ligados a isso, portanto, se o senhor tiver muita experiência e for bem conhecido na área, poderá cobrar mais
  • Exclusividade – se uma marca quiser exclusividade (o que significa que ela está limitando com quem o senhor pode trabalhar em outras marcas dentro da categoria por um determinado período de tempo), isso exige um pagamento mais alto
  • Licenciamento – se uma marca quiser licenciar o uso de suas fotos e receitas no site ou nos canais dela, isso exigirá um pagamento mais alto

Embora eu saiba que são muitas informações, todas essas são coisas boas a serem consideradas (e algumas delas, como licenciamento e exclusividade, o senhor deve discutir com a marca).

Há algumas calculadoras por aí que podem lhe dar pontos de partida para avaliar o que cobrar – muitas levarão em conta alguns desses fatores, como seguidores sociais e visualizações de página. O senhor também pode perguntar a outros blogueiros para ver se eles podem lhe dar conselhos sobre o valor a ser cobrado (meu grupo no Facebook é um ótimo lugar para fazer perguntas difíceis!).

Mas, acima de tudo, o número que o senhor dá deve ser algo que lhe pareça bom.

Faça perguntas se o senhor precisar de ajuda com os preços, com certeza. Mas também esteja ciente de que, às vezes, é bom ignorar um pouco do barulho sobre o que as outras pessoas fazem com que o senhor ache que deve cobrar.

-> Por exemplo, talvez uma marca lhe diga “mas as outras pessoas cobram apenas US$ X!” e isso o faz sentir que deveria cobrar mais. – e isso faz com que o senhor sinta que deveria cobrar menos.

-> Ou o senhor pode se sentir muito bem com sua parceria até ouvir de outro blogueiro que ele cobra 2x mais e agora se sente inadequado.

Às vezes, esses sinais externos podem nos fazer sentir mal constantemente em relação aos preços. Em vez disso, faça o que lhe parecer melhor com base na quantidade de trabalho que está fazendo.

Por fim, saiba que o preço não é finito. Talvez o senhor aceite uma parceria e, no meio do processo de tirar fotos de alimentos para uma publicação, pense: “Não estou sendo pago o suficiente por isso!”. – o que significa que o senhor provavelmente não está, haha. Mas é uma experiência de aprendizado, e agora o senhor sabe para a próxima vez.

Blogueiro tirando fotos de cogumelos e cranberriesBlogueiro tirando fotos de cogumelos e cranberries

O que o senhor precisa saber para a postagem em si?

Quando se trata de escrever a postagem patrocinada no blog, há quatro dicas que quero deixar para o senhor: três dicas legais importantes e um conselho geral:

1. Tenha um contrato (ou pelo menos um esboço de e-mail).

OK, tecnicamente isso ainda é antes de o senhor escrever a postagem propriamente dita.

Admito que praticamente nunca tive contratos até os últimos dois anos. Felizmente, houve apenas uma situação em que tive problemas para receber o pagamento. Então, o clássico “faça o que eu digo, não o que eu fiz”.

Além de definir os prazos de pagamento, os contratos também definem os resultados, as datas de vencimento, a propriedade dos materiais e muito mais. Isso mostra tudo de antemão para que não haja surpresas no futuro (por exemplo, o senhor ver sua foto de fitness em um outdoor, quando nunca concordou em licenciar seu conteúdo).

Se isso parece muito complicado, respire fundo. Não deixe que o medo de questões legais o impeça de trabalhar com marcas. Consegui meus contratos on-line (da Businessese). Se o senhor ainda não puder fazer esse investimento, lembre-se de que um e-mail claramente delineado com todos os acordos pode ser muito útil no início.

2. Inclua uma divulgação.

A FTC exige que o senhor divulgue quaisquer conexões materiais em publicações patrocinadas em blogs. Em particular, eles afirmam que “se houver uma conexão entre um endossante e o comerciante que os consumidores não esperariam e que afetaria a forma como os consumidores avaliam o endosso, essa conexão deve ser divulgada”.

Essencialmente, isso significa apenas que o senhor precisa informar ao seu público que se trata de um post patrocinado. Seu público deve saber que existe uma relação comercial, para que cada pessoa possa determinar pessoalmente o peso que dará ao seu endosso/apoio a esse produto.

O que o senhor precisa fazer? É muito simples: na parte superior da sua postagem (bem no topo ou logo abaixo de um parágrafo introdutório), o senhor escreverá uma declaração simples informando que a postagem é patrocinada. Aqui está a linguagem que costumo usar:

“Divulgação: Esta publicação é patrocinada pela marca XYZ. Como sempre, todas as opiniões são minhas.”

É isso aí! Aqui está o que parece na própria postagem:

Captura de tela de uma postagem de blog que mostra uma divulgação da FTCCaptura de tela de um post de blog que mostra uma divulgação da FTC

Para um compartilhamento social, pode ser ainda mais breve: basta usar #ad ou #sponsored.

Às vezes, os blogueiros mais novos se sentem desconfortáveis em divulgar essas informações, principalmente se estiverem começando a fazer várias publicações patrocinadas. Já ouvi preocupações como “será que meu público não vai confiar em mim se vir que estou sendo pago por todas essas empresas?”.

Pelo contrário, a divulgação ajuda a manter sua veracidade e mostra ao seu público que o senhor se preocupa com a transparência.

Se quiser ler mais sobre esse assunto, o senhor pode encontrar detalhes completos sobre todas as diretrizes de endosso da FTC aqui.

Além da FTC, algumas profissões relacionadas à saúde – inclusive dietética, pois sou RD – incluem declarações sobre a divulgação de conflitos de interesse em seus códigos de ética. Esse é apenas mais um motivo para ser franco em suas divulgações.

3. Use links no-follow

Essa é outra área de confusão que surge com frequência nas postagens. Há dois “tipos” de links que o senhor pode incluir em uma postagem de blog:

a. Links do-follow

Esses são apenas hiperlinks comuns que o senhor inclui. Do-follow significa que, quando o Google rastreia seu site, ele “segue” esses links.

Isso parece confuso, mas basicamente significa apenas que o link tem “SEO juice” para o Google. O Google usa links para sites como parte de seu algoritmo de pesquisa, portanto, um site com uma tonelada de links de outros sites geralmente terá uma classificação mais alta do que um site com DOIS links de outros sites. É uma espécie de métrica de popularidade.

b. Links no-follow

Ao contrário de um link do-follow, um link no-follow não é seguido ou priorizado pelo Google.

Por que ter esses links? Bem, houve um problema que surgiu há algum tempo com esse sistema de links que estabelecem o SEO juice, que era o fato de as pessoas usarem estratégias incompletas para obter mais links. Isso incluía táticas como spam em comentários de blogs (que agora quase sempre são padronizados como no-follow) e, entre outras coisas, a tentativa de pagar por links.

Essencialmente, um site pagaria a muitos outros sites para que criassem links para seu site, o que ajudaria a impulsionar seu SEO e suas classificações.

O Google percebeu isso rapidamente, e foi aí que a tag no-follow entrou em ação. No-follow significa que o link funciona exatamente da mesma forma para um usuário, mas que o Google não dá nenhum peso a ele (ou talvez, quase tanto peso – sei que há algum debate sobre isso na comunidade de SEO). Isso significa que as pessoas não podem simplesmente pagar por um monte de links excelentes para melhorar seu SEO.

Dessa forma, a tag no-follow deve ser usada quando o senhor estiver sendo compensado (por meio de dinheiro ou produto) para fazer uma publicação patrocinada no blog (ou usar links de afiliados).

Então, como o senhor faz isso? É muito fácil. Ao criar um link para o patrocinador na postagem, o senhor vai até o editor de html do WordPress e adiciona a tag no follow.

Aqui está um exemplo. Vamos supor que eu estivesse sendo patrocinado pela Enjoy Life (uma marca de alimentos antialérgicos) para fazer uma receita em um dos meus sites. Depois de adicionar o link usando o editor de texto, vou passar para o editor de html e é isso que verei:

<a href=”https://enjoylifefoods.com” target=”_blank” rel=”noopener”>Enjoy Life</a>

A primeira parte é o próprio link, a segunda parte é porque eu o abri em uma nova guia e a terceira parte é o texto âncora ao qual ele foi vinculado.

Agora, veja como eu adicionaria a tag no follow:

<a href= “https://enjoylifefoods.com” target=”_blank” rel=”nofollow noopener”>Enjoy Life</a>

É isso! Basta adicioná-lo diretamente no código e está tudo pronto.

Algumas pessoas usam plugins para fazer isso, mas eu não recomendo. Se um plugin quebrar e o senhor, por algum motivo, perder a codificação de posts anteriores, será uma grande dor de cabeça ter de consertar todos eles. A codificação manual leva apenas um minuto.

4. Seja autêntico.

Essa é obviamente a parte não legal, haha. Se estiver desenvolvendo um site, seus leitores passarão a conhecê-lo e a confiar em você. Isso significa que o senhor deve ser autêntico em todos os produtos que recomendar.

Quando seu site começa a crescer e o senhor começa a receber notícias de mais marcas sobre possíveis oportunidades de colaboração, pode ser tentador querer aceitar tudo e qualquer coisa (ch-ching!). Mas isso dilui sua marca. Haverá mais oportunidades e mais dinheiro. Não aceite solicitações de conteúdo patrocinado que não tenham a ver com a marca ou que o senhor não goste, só porque pagam bem.

Ofereceram-me uma parceria com uma determinada marca de alimentos para o lançamento de um novo produto. Mas quando recebi o produto, não gostei nem um pouco. Mandei um e-mail imediatamente e, lamentavelmente, encerrei o acordo. Embora tenha sido uma chatice perder o dinheiro, é muito melhor manter minha integridade em relação ao conteúdo que divulgo.

Da mesma forma, procure marcas que permitam que sua criatividade brilhe. Se uma marca quiser que você inclua 700 pontos de discussão e edições em todo o rascunho da postagem que enviar, você pode perder sua voz – e autenticidade – nesse processo.

Um exemplo rápido: uma das minhas parcerias favoritas sabe que eu adoro fazer vídeos de rap bobos e trabalhamos juntos em um vídeo de rap patrocinado como parte do nosso acordo. Essa é uma marca que realmente me respeita e respeita minha voz.

Descubra uma maneira de mostrar a marca ou o produto de uma forma que se encaixe naturalmente em seu site e pareça (e seja!) autêntica.

Aí está!

Espero que esta tenha sido uma visão geral útil das publicações patrocinadas em blogs. Agora o senhor sabe o que são, como encontrar marcas com as quais trabalhar, uma ideia geral do valor a ser cobrado e as principais táticas para a postagem em si. Agora é só ir atrás deles!

PS – O senhor quer saber mais sobre outras maneiras de ganhar dinheiro com seu site? Confira outras maneiras de ganhar dinheiro com blogs neste post!

Compartilhe: Que outras perguntas o senhor tem sobre posts patrocinados em blogs?

Compartilhar é cuidar!

Scroll to top